Pousada em área litorânea de Búzios deve ser demolida, solicita MPF

Área ocupada pela pousada é uma das que avançaram sobre a praia de Geribá e são alvo das ações do MPF

Por Cezar Guedes em 01/06/2021 às 09:52:34
Já é tempo de demolir parte da Pousada Gravatás, em Búzios. O imóvel , que ocupa as cercanias da Praia de Geribá, havia sido condenado em 2014, pela Justiça Federal. A sentença transitou em julgado em fevereiro deste ano. Por isso o pedido do MPF para que parte da pousada seja demolida.

No requerimento do MPF, o órgão fiscal da lei também solicita o pagamento de indenização aos proprietários.

A parte a ser demolida corresponde a cerca e estrutura de madeira que faz limite com a praia, em toda a extensão dos lotes, além dos muros laterais, totalizando uma área de avanço de 254 metros quadrados além do permitido quanto aos limites de sua propriedade: Trata-se do recuo de 6,47 metros (lado esquerdo) e de 2 metros (lateral direita) da estrutura de madeira, além da demolição de todas as construções existentes nesta área, como um deck em madeira, um quiosque com cobertura em sapê e ajardinamento com a introdução de vegetação exótica, seguida da remoção dos entulhos.

Após a demolição, os réus devem recompor a vegetação de restinga na área liberada, além do pagamento de valores como indenização pelos danos ambientais causados no ecossistema local, como a alteração no cordão arenoso, pela supressão da vegetação natural e a introdução de espécies vegetais estranhas, refletindo nas condições do local. O valor a ser pago como indenização era, inicialmente, de R $100 mil. Porém, no acórdão do TRF-2, o valor foi reduzido para R$ 60 mil. Com isso, além de requerer a execução da sentença, o MPF pleiteia o pagamento de indenização no valor de R$ 239.418,80. No requerimento, também é solicitada a penhora de eventuais ativos financeiros da BuziosTur Buzios Empreendimentos Turísticos LTDA.

As outras várias ações em relação aos outros imóveis na Praia de Geribá seguem na mesma direção.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM