Macaé e Inea firmam parceria para conter enchentes

Por Cezar Guedes em 03/07/2021 às 00:04:04

Uma união contra enchentes. Assim é a parceria da Prefeitura de Macaé com o Instituto Estadual do Ambiente/Secretaria Estadual do Ambiente (Inea/Seas). Devido à preocupação com seu meio ambiente, o Município foi incluído no Programa Floresta do Amanhã, responsável pelo plantio de cerca de 10 mil mudas de espécies nativas para o reflorestamento em áreas da cidade e da serra macaense. Macaé também foi contemplado no Programa Limpa Rio que promoverá o desassoreamento e requalificação das margens dos canais Campos-Macaé e do Capote.

As ações beneficiarão diretamente a população atingida com as cheias. Na manhã desta quinta-feira (1º), em reunião na sede do Inea, na Praia dos Cavaleiros, o prefeito Welberth Rezende e o superintendente regional do órgão, Ronaldo Paes Leme, definiram que os técnicos das secretarias municipais de Ambiente e Sustentabilidade, Infraestrutura, Obras, e Saneamento, conjuntamente com os do Inea, vão selecionar os trechos que receberão os serviços de desassoreamento e requalificação das margens dos canais.

"O que mais me preocupa é a qualidade de vida da população macaense e precisamos resolver a questão dos alagamentos. Neste sentido, é fundamental esta parceria com o Inea", enfatizou o prefeito. "Esta parceria é importante para Macaé, para o Inea e para o progresso do estado. O município é fundamental dentro das ações de desenvolvimento do Rio de Janeiro", afirmou o superintendente do Inea.

As ações serão feitas com base em estudos que identificaram as áreas de assoreamento. Os técnicos explicaram que o desassoreamento é uma solução ambiental que permite devolver aos canais o curso de água natural prejudicado com a sedimentação do solo ocasionada pelas chuvas, vento e ações humanas como o despejo de resíduos domésticos, industriais ou de esgoto nas águas dos rios e canais.

Florestas do Amanhã - As primeiras mudas do Programa Florestas do Amanhã serão plantadas às margens do Rio Macaé durante a programação de aniversário de Macaé que fará 208 anos no dia 29 deste mês. O governador Cláudio Castro e o secretário Thiago Pampolha estarão no município no dia 30 dando início ao programa com os primeiros plantios das mudas.

"O reflorestamento é uma iniciativa importante para o município e contribuirá para preservar a natureza e promover o tratamento hídrico ambientalmente adequado", destacou o prefeito. Para Welberth, o desenvolvimento econômico e turístico do município precisa acontecer em equilíbrio com o ambiente.

Participaram da reunião os secretários municipais de Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo Coimbra; de Infraestrutura, Santiago Borges; de Obras, Felipe Bastos; de Saneamento, Ricardo Moreira; o presidente da Câmara Municipal de Macaé, vereador Nilton César Pereira Moreira, o Cesinha; e técnicos do Inea.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM