Justiça Eleitoral cassa diploma de vereador do Sul Fluminense

Doação de recursos do próprio candidato para a campanha extrapolando o limite legal foi comprovada

Por Cezar Guedes em 05/07/2021 às 22:30:28

O vereador por Rio Claro, Jorge Antônio Abreu (Republicanos) teve seu diploma cassado pelo juiz eleitoral Thiago Gondim por suposta r captação e gastos ilícitos de recursos na campanha das Eleições 2020.

De acordo com a sentença, houve a doação de recursos próprios do candidato, extrapolando o limite legal. O vereador também ficou inelegível pelo prazo de oito anos a contar do último pleito municipal. Ele pode recorrer da sentença ao Colegiado do TRE-RJ.

De acordo com a decisão, os candidatos ao cargo de vereador do município poderiam doar às campanhas o valor máximo de R$ 1.230,78. No entanto, Jorge Antônio Abreu "reverteu em seu favor recursos financeiros que perfazem o montante de R$ 3.610,00, os quais ultrapassam o limite legal em, aproximadamente, 193%, bem como representam cerca de 36% da arrecadação total de recursos desta espécie na sua campanha", redigiu o juiz eleitoral Thiago Gondim.

Para o magistrado, a conduta ilícita ficou comprovada. "Não há como negar que o representado, ao utilizar das suas disponibilidades financeiras em valor superior ao estabelecido pela legislação, maculou a isonomia do pleito, tendo concorrido de forma desigual para lograr êxito no seu desiderato. Tal conduta deve ser repudiada na medida em que a normalidade da disputa restou comprometida", complementou o magistrado.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM