Região dos Lagos ultrapassa 4.400 empregos nos primeiros cinco meses do ano

Por Cezar Guedes em 05/07/2021 às 22:40:44

O saldo nos primeiros cinco meses do ano foi positivo na Região dos Lagos, no quesito geração de empregos. É o que aponta recente levantamento feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). 4.469 vagas de empregos entre janeiro e maio de 2021 nos quatro setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária), foram criadas. Nos últimos 12 meses até maio, esse saldo aumenta para 10.743. Arraial do Cabo (+2.246) e Rio das Ostras (+1.134) são os municípios com os melhores desempenhos em 2021 nestas áreas.

Arraial do Cabo registra o quinto melhor desempenho do estado do Rio, entre janeiro a maio de 2021 e o primeiro da Região dos Lagos, se avaliados os quatros setores conjuntamente. Em maio, o Município atingiu o 11º mês consecutivo de saldo positivo de contratações no setor de serviços da região e o quarto mês consecutivo no comércio. Este recorte segue a atual divisão político-administrativa do estado e contempla Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

"Os números da geração de empregos refletem a retomada da economia regional. O conjunto de obras de infraestrutura, anunciadas recentemente pelo poder público, tem impacto estratégico para o ambiente de negócios do estado. A superação da pandemia e o desenvolvimento socioeconômico equilibrado vão beneficiarem as indústrias e a sociedade em geral", avaliou Luiz Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense.

Análise estadual da indústria

Em maio deste ano, o estado do Rio de Janeiro abriu 17.610 novos postos de trabalho formais, quarto resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho desde novembro, de acordo com a plataforma Retratos Regionais, da Firjan. O levantamento destaca que houve saldo positivo em todos grandes setores: Serviços (+11.125), Comércio (+3.211), Agropecuária (+2.003) e Indústria e Construção (+1.271).

Com esse resultado, no acumulado de 2021, já foram abertas 49.310 vagas no estado do Rio, com Serviços (+31.082) e o setor industrial (+13.643) liderando as contratações. Já a Agropecuária (+2.775) e Comércio (+1.810) apresentam saldos menores, mas também registram resultado positivo no ano.

Em maio, no setor de Serviços, os maiores volumes de contratações ocorreram nos segmentos de Atividades de Organizações Associativas (+3.221) e Atividades de Atenção À Saúde Humana (+1.399). No setor de Comércio, destacaram-se o Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos para Uso Humano e Veterinário (+618), Hipermercados e Supermercados (+553) e Minimercados, Mercearias e Armazéns (+426).

Na Agropecuária, as contratações se concentraram nas Atividades de Apoio à Agricultura (+1.169) e no Cultivo de Cana-de-açúcar (+718). Por fim, no setor Industrial, a Construção Civil (+599) seguiu se destacando, mas registram-se também as Indústrias Extrativas (+272), Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+256) e Fabricação de Produtos de Minerais Não-Metálicos (+228).

Crescimento também nos municípios

Na análise municipal, 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo no mês. Os primeiros meses da pandemia da COVID-19 impactaram profundamente o mercado de trabalho nacional e fluminense, uma vez que as empresas ainda precisariam se adaptar aos novos protocolos de funcionamento e às restrições impostas pelas autoridades para conter a circulação do vírus. Com isso, entre março e julho de 2020, o estado do Rio fechou mais de 191 mil vagas com carteira assinada.

"A partir processo de recuperação gradual do emprego, entre agosto de 2020 e maio de 2021 houve a abertura de 116.989 vagas. Em outras palavras, isso indica que 6 em cada 10 postos de trabalho com carteira assinada fechados nos primeiros meses da pandemia já foram reabertos no estado", ressalta o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Na maior parte dos municípios, inclusive, as perdas observadas no início da pandemia já foram mais do que compensadas: 56 dos 92 municípios do estado apresentam saldo líquido de geração de empregos no acumulado de março de 2020 a maio de 2021.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais, lançada pela Firjan em 2020, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged, do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através do site www.firjan.com.br/retratosregionais.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha