Após reformas IML de Cabo Frio é reaberto

Por Cezar Guedes em 09/07/2021 às 23:19:00

Fechado há cerca de cinco anos, finalmente o Instituto Médico Legal de Cabo Frio será reativado. O prédio, ligado à Secretaria de Polícia Civil foi reformado com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAEPERJ). A cerimônia de reabertura, ocorrida nesta sexta-feira, dia 9, contou com a presença do governador Cláudio Castro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti).

Cerca de R$ 56 milhões foram gastos nas obras de modernização do local, que atender Cabo Frio e municípios adjacentes: Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.

- Uma política de segurança pública estruturada necessita das polícias Civil e Militar fortes. Nosso trabalho é que tenhamos uma segurança pública técnica e de qualidade. O sucateamento dos IMLs e da Polícia Civil geram impunidade, que também faz com que haja o aumento da criminalidade. Isso faz com que tenhamos uma política de segurança pública equivocada, que coloca a vida da população e do policial em risco – discursou o governador.

A reforma geral do prédio contemplou a recuperação de telhado, a pintura e a restauração das partes elétrica e hidráulica. Além disso, a sala de necropsia também passou por manutenção e foram instalados aparelhos de ar-condicionado novos no local.

- Por muito tempo, as pessoas que perderam seus parentes tinham que se deslocar para as cidades próximas para dar prosseguimento ao processo de sepultamento dos corpos. Reabrir o IML é resgatar a dignidade humana no momento de maior dor e sofrimento. As obras foram custeadas pela Faperj e teve todo o acompanhamento técnico da Polícia Civil. Vale dizer ainda que há no local um plano de descarte de resíduos em virtude da proximidade ao canal - afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O posto funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia, onde vão atuar médicos legistas, técnicos e auxiliares de necropsia, papiloscopistas, além do pessoal de apoio administrativo. No local, vão ser realizados os exames de corpo de delito e necropsias, de responsabilidade do Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC), da Polícia Civil, e, ainda, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que cabe à prefeitura.

O Serviço Médico Legal de Cabo Frio atenderá os municípios de Arraial do Cabo, Armação de Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema, Rio Bonito e Silva Jardim.

Nova Faetec em Iguaba e futuro cinema em São Pedro da Aldeia

Pela manhã, o governador esteve em Iguaba Grande e inaugurou uma nova unidade da Faetec. Para o segundo semestre deste ano, cerca de 150 vagas em sete cursos de qualificação profissional serão oferecidas à população.

Cláudio Castro também visitou o local onde será construído um cinema em São Pedro da Aldeia através do programa "Cinema da Cidade". Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), a ação prevê a instalação de salas de projeção em cinco cidades do interior do Rio de Janeiro. Só em São Pedro da Aldeia, com as obras da sala – ao custo de R$ 3 milhões e cerca de 10 meses de duração - serão gerados 40 empregos diretos.

Castro também esteve nas obras do novo Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, uma construção da iniciativa privada, que será o maior centro de abastecimento de alimentos e logística do interior do estado. O funcionamento será nos moldes do Cadeg, na capital, e tem a expectativa de gerar em torno de dois mil empregos, entre diretos e indiretos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha