Por irregularidades na vacinação contra a Covid, secretário de Saúde de Belford Roxo tem bens bloqueados

Por Cezar Guedes em 04/08/2021 às 08:31:04

Belford Roxo está obrigado a cumprir o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinas e o seu secretário municipal de Saúde, Christian Vieira da Silva, terá seus bens bloqueados para o pagamento de R$ 1,98 milhão de eventuais danos morais coletivos e multa decorrente de ato de improbidade administrativa.

Foi o que decidiu o juiz da 2ª Vara Cível de Belford Roxo, por meio de liminar impetrada pelo Ministério Público. Na decisão, o Município também ficou impedido de aplicar eventuais sobras de doses em desacordo com o plano

A decisão ocorre no âmbito de ação civil pública por atos de improbidade administrativa durante o processo de vacinação no Município. De acordo com a ação, o Município adotou diversas medidas que desrespeitam os critérios e as normas do Plano Nacional, com ampliação da campanha de forma desordenada e sem critérios técnicos.

Exemplo disso foi que o município estabeleceu vacinação independente de faixa etária na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com doses que supostamente teriam sobrado de dias anteriores nos postos.

Ocorre que, segundo o MPRJ, as vacinas poderiam ser aplicadas nos pontos de vacinação originais, seguindo a ordem estabelecida pelo PNO, sendo injustificável redirecionar as doses para a sede da SMS e desconsiderar o critério etário.

Outro desrespeito ao critério etário e as normas do PNO ocorre desde julho, quando o Município de Belford Roxo começou a vacinar pessoas acima de 18 anos em outro local específico, a Policlínica São José.

Os dois episódios provocaram enormes filas e aglomeração. Além dos pedidos liminares deferidos pra Justiça, a ACP também requer que, ao final do processo, o Secretário de Saúde, Christian Vieira, seja condenado à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e o pagamento de multa civil e por danos morais a coletividade.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM