MP ajuíza ação para que Seropédica invista ao menos 15% de sua arrecadação em Educação

Por Cezar Guedes em 06/08/2021 às 22:47:45

Por descumprir a lei, que determina investimento de pelo menos 15% de sua arrecadação em Educação, o Município de Seropédica foi alvo de Ação Civil Pública impetrada pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I, ajuizada, na quinta-feira (05/08).

O Ministério Público pede à Justiça que o Município repasse mensalmente e de forma automática percentual mínimo de 15% da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam o art. 158 e a alínea "b" do inciso I do caput e o § 3º do art. 159, todos da Constituição Federal, para a conta corrente vinculada ao Fundo Municipal de Saúde no momento do empenhamento das despesas - e não somente quando do pagamento das mesmas -, concentrando-os no referido fundo para saldar as obrigações assumidas com as despesas consideradas como ações e serviços públicos de Saúde.

Segundo o MP, desde 2018, Seropédica gasta abaixo do mínimo legal, como pode ser verificado nos relatórios bimestrais na área da saúde no site do SIOPS do Ministério da Saúde (saude. gov.br).

No entanto, desde 2019, o Município deixou de enviar os relatórios de suas despesas com a área da saúde ao Ministério, em total afronta à Pactuação de 15/12/2011, na Comissão Intergestores Tripartite - CIT, na qual se estipulou a obrigatoriedade de envio dessa documentação ao Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS), na rubrica da ferramenta eletrônica de elaboração do Relatório Anual de Gestão - RAG, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Por mais esse descumprimento, o MPRJ requereu, na mesma ACP, e como medida de tutela de urgência, que o município dê a devida publicidade a esses relatórios em seu site oficial, de modo a viabilizar que cada cidadão tenha acesso às contas públicas, em prestígio ao princípio da transparência. Por fim, aponta o MPRJ que "os fatos narrados e as provas acostadas aos autos demonstram que a Saúde pública não é política prioritária da gestão municipal".

Assim, a demora na prestação jurisdicional pode acarretar danos irreversíveis aos usuários do sistema público de Saúde em Seropédica. Não se olvide que o precário atendimento vem sendo responsável pela perda de inúmeras vidas, o que já se apresenta como argumento para a imediata concessão da tutela de urgência requerida"

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM