Crime ambiental: Operação cumpre mandados de prisão em Arraial do Cabo, e um dos alvos é o ex-prefeito da cidade

Por Cezar Guedes em 27/08/2021 às 16:41:08
Renatinho Viana, segundo apurou o MP, liderava o grupo

Renatinho Viana, segundo apurou o MP, liderava o grupo

Agentes do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Caeco), órgão de apoio ao Ministério Público do Rio de Janeiro, e policiais da 132ª CP saíram às ruas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, para cumprir mandados de prisão, um deles contra o ex-prefeito Renato Martins Vianna. A operação denominada Parque Livre – quem tem como alvos ainda o ex-vice-prefeito Sérgio Lopes de Oliveira Carvalho e o policial militar Marcio Veiga, ex-secretário de Ordem Pública; o irmão dele, Josimar Veiga de Oliveira, ex-subsecretário de Meio Ambiente; e Márcio Croce, ex-titular da mesma pasta – foi iniciada por volta das 6h desta sexta-feira.

De acordo com as investigações, uma organização criminosa armada passou a atuar a partir de 2017 em áreas do Parque Estadual Costa do Sol, no núcleo da APA Massambaba, no loteamento Miguel Couto, no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo.

Segundo o Ministério Público, o grupo foi formado po integrantes da Prefeitura, do Instituto Estadual do Ambiente e do próprio parque, com intenção de promover "loteamentos ilegais em áreas não edificáveis, obtendo vantagem indevida com o parcelamento, venda e exploração do solo". Ainda segundo o MP, "fazem parte do grupo PMs e bombeiros militares, cujo porte de arma impunha medo nos fiscais e na população local em se opor às suas determinações".

(Jornal dos Municípios com informações da Assessoria de Comunicação do MPRJ)

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha