Eleições Suplementares: Silva Jardim e Santa Maria Madalena vão às urnas no próximo domingo

Medidas sanitárias tomadas pelo TRE-RJ garantem o exercício do voto com segurança

Por Cezar Guedes em 07/09/2021 às 21:17:10

No próximo domingo (12), mais de 28 mil eleitoras e eleitores em Silva Jardim (19.273), na Região das Baixadas Litorâneas, e Santa Maria Madalena (8.799), na Região Serrana voltam às urnas, para escolha de prefeito e vice nos municípios. Somente estão aptos a votar nos pleitos aqueles que já possuíam domicílio eleitoral no município em 14 de abril de 2021. Três chapas disputam a Prefeitura em cada município e os eleitos neste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024.

Em Silva Jardim, concorrem Fabrício Azevedo Lima Campos (Fabrício de Napinho - PSD), pela Coligação Silva Jardim de Verdade; Luiz Evandro Macedo de Barros Junior (Juninho Peruca - PODE), pela Coligação A Mudança é Agora; e Maira Branco Monteiro (Maira de Jaime), pelo Partido Republicano da Ordem Social - PROS.

Já em Santa Maria Madalena, eleitoras e eleitores poderão escolher entre Eduardo Pontes Bardasson (Dudu Pontes), pelo partido Republicanos; Fabriene Vieira Cavaliere (Fabriene Clementino - PL), pela Coligação Unidos por Santa Maria Madalena; e Nilson José Costa (Nilson José - DEM), pela Coligação Sempre por Santa Maria Madalena. Para informações sobre candidatos, acesse DivulgaCandContas.

Medidas sanitárias garantem voto seguro

O TRE-RJ tomou uma série de medidas sanitárias para garantir o exercício do voto com segurança. O horário de votação foi ampliado em uma hora, com as seções eleitorais funcionando mais cedo, a partir das 7h, e encerrando às 17h. O voto na urna eletrônica acontecerá sem a identificação biométrica, para que não haja superfície de contato em comum. A apresentação do documento de identificação ao mesário será feita à distância. O eleitor será orientado a higienizar as mãos com álcool em gel, que ficará disponível em cada mesa receptora de votos, antes e depois da votação. Nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório

Locais de votação

Tanto em Silva Jardim como em Madalena, não houve alteração dos locais de votação em relação às eleições de 2020. Portanto, eleitoras e eleitores devem encaminhar-se aos mesmos locais em que votaram no último pleito municipal, exceto aqueles que tenham solicitado alteração. É possível consultar o local de votação no site do TRE-RJ ou no aplicativo e-Título. No município da Região Serrana, existem 14 locais de votação, que abrigam 26 seções eleitorais. Já em Silva Jardim, as 52 seções eleitorais estão espalhadas por 13 locais de votação.

Restrições à propaganda

A próxima quinta-feira (9) é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização entre 8h e meia-noite, conforme estabelece a Resolução TRE-RJ 1.178/21. Já a sexta-feira (10) é o prazo-limite para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral.

No sábado (11), véspera do pleito e último dia para a propaganda eleitoral, ainda é permitida a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som entre as 8h e as 22h. Também pode haver distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata, desde que respeitadas as eventuais restrições impostas pelas autoridades públicas em decorrência da pandemia de Covid-19. Já o uso carro de som é autorizado, até as 22h, apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios.

No domingo (12), é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Até o término da votação, às 17h, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Nesse dia, somente é permitida ao eleitor manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato.

*Com informações do TRE-RJ.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha