Rodrigo Neves é o preferido entre os niteroienses para governador de estado, aponta pesquisa

Por Cezar Guedes em 16/11/2021 às 20:20:38

Santo de casa faz milagre, sim. Este é o caso do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), preferido como governador pelos eleitores deste município , segundo pesquisa organizada pelo Instituto Gerp na semana passada.

Rodrigo Neves lidera a corrida eleitoral com 66% dos votos válidos, condição que lhe daria vitória em primeiro turno. Em segundo lugar aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que também tem berço político em Niterói, com 20% dos votos.

Na terceira posição está o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), com 11%. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, sem partido, aparece com 2%. O deputado federal Paulo Gamine (Novo) tem 1% dos votos válidos entre os eleitores de Niterói.

Em um cenário que inclui entre os candidatos o vice-presidente da república, Hamilton Mourão (PRTB), Rodrigo Neves repete a performance de eleição em primeiro turno, com 58% dos votos válidos em seu principal reduto eleitoral. Mourão aparece em segundo lugar com 19%; Marcelo Freixo em terceiro, com 16%; Claudio Castro em quarto com 6% e Felipe Santa Cruz em quinto com 1% dos votos válidos. Neste cenário Paulo Gamine não pontuou.

A pesquisa do Instituto Gerp aponta ainda que Rodrigo Neves tem o menor índice de rejeição (13%) em Niterói entre os pré-candidatos a governador. Os números mostram que 27% dos niteroienses não votariam em Hamilton Mourão; 24% não votariam em Marcelo Freixo; 17% não votariam em Claudio Castro e 15% não votariam em Felipe Santa Cruz.

O presidente do Instituto Gerp, Gabriel Pazos, explica que a pesquisa regional é a primeira de uma série a ser realizada em diferentes cidades-polo do estado do Rio de Janeiro. "Estamos adotando esta maneira de pesquisar regionalmente para medir o potencial dos pré-candidatos em diferentes redutos eleitorais. Começamos por Niterói por ser uma cidade onde os principais pré-candidatos a governador têm um índice alto de conhecimento pela população".

Rodrigo Neves aparece como o mais conhecido entre os entrevistados em Niterói, com 95% de respostas positivas. Marcelo Freixo é conhecido por 80%, Claudio Castro por 61% e Felipe Santa Cruz por 37% dos entrevistados. O Instituto Gerp realizou 800 entrevistas entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM