"NATAL LUZ" , A GRANDE ATRAÇÃO DA SERRA GAÚCHA

A 36ª edição da festa de Gramado não perde o brilho e traz atrações especiais para comemorar o Natal 2021

Por Cezar Guedes em 27/11/2021 às 18:22:00
Em Gramado, o turista pode renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa, numa cidade totalmente decorada com temas natalinos / Cleiton Thiele-Serra

Em Gramado, o turista pode renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa, numa cidade totalmente decorada com temas natalinos / Cleiton Thiele-Serra

O Natal mais famoso do Brasil já está rolando em Gramado, na Serra Gaúcha, e vai até 30 de janeiro. Assim como no ano passado, devido à pandemia, a programação oficial do evento está adaptada para cumprir os protocolos sanitários do combate ao novo coronavírus e suas variantes. O uso de máscara, álcool em gel e distanciamento são obrigatórios para quem quer curtir a festa em segurança. O passaporte da vacina não está sendo exigido.

Final de ano – Natal e Ano Novo – é sempre tempo de celebrar a esperança, deixar de lado o pessimismo e acreditar que tudo pode ser melhor. E nada melhor do que renovar as energias passando alguns dias curtindo os feriados de final de ano em clima de Europa. Uma boa opção para aumentar o seu passeio é hospedar-se nas cidades vizinhas a Gramado, visitar os arredores durante o dia e, à noite, divertir-se com as atrações natalinas em Gramado.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu há trinta e seis anos e, desde então, a cidade vem aprimorando a festa que se transformou em espetáculo.

Tem programação para todos os dias da semana. A festa começa com o "Show de Acendimento das Luzes". Todos os dias, às 20 horas, tudo para e o público se une em pensamento positivo para gerar a energia necessária para o funcionamento da usina de força pilotada por funcionários mágicos e é o próprio Papai Noel quem aciona as luzes e toda a cidade se acende. Este ano o show está ainda mais bonito. Desta vez, o espetáculo conta com a tecnologia de projeção mapeada, tendo como tela as fachadas de cinco prédios localizados no centro da cidade.

No Lago Joaquina Rita Bier é encenado "Natalis, a Criação", um espetáculo narrado por Cid Moreira que mostra o nascimento do Jesus Cristo, unindo a modernidade tecnológica com a arte. Se apresentam quase 50 artistas, entre eles cantores, performáticos e acrobatas que mostram um espetáculo com tecnologia de projeção a laser em telas de água, conhecidas como "water screen", fogos sincronizados e águas dançantes.

No Expogramado acontece "O Reino do Natal". No espaço principal da atração, composto por 5 domos geodésicos de 20 metros de diâmetro com rica cenografia natalina e sistemas constantes de renovação de ar e higienização de áreas de fluxo, o público pode conhecer através de imponentes pocket shows com as mais variadas performances artísticas ao vivo, a história de um lugar que foi se transformando aos poucos no verdadeiro Reino do Natal.

Um dos momentos mais esperados é o Grande Desfile de Natal que a cada ano encanta todos os visitantes da festa. Uma experiência para guardar na memória. Um show com muita dança, luzes, cores e brilho; acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino, traz diversão, beleza e encantamento.

Às sextas, sábados e domingos, a programação começa às 15 horas com a "Parada de Natal", nos demais dias da semana, o início é às 20 horas, com o "Show de Acendimento".

Outra atração da cidade é a Rua Coberta, normalmente é muito visitada pelos turistas, mas nessa época do ano torna-se ainda mais atrativa por causa dos shows de música, dança e teatro que acontece todos os dias.

Uma experiência para guardar na memória. O show "Nativitaten" tem muita dança, luzes, cores e brilho, acompanhado por uma linda trilha sonora original e personagens tradicionais do imaginário natalino que trazem diversão, beleza e encantamento, em shows que acontecem no Lago Joaquina Rita Bier.

Não deixe de ver "O Primeiro Milagre do Menino Jesus". Uma Opera/Musical de Gian Carlo Menotti inspirada em suas memórias de infância numa história baseada na jornada dos Reis Magos seguindo a estrela guia.

Muita cor e criatividade estão presentes por todos os lados da cidade. Nesta época, a rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja São Pedro) se transforma para receber as renas do Papai Noel, pintadas por talentosos artistas locais, decorando a Cidade Mágica de Natal e oportunizando aos visitantes lindas fotos e lembranças desta mágica exposição.

A encantada Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, recebe expositores locais e seus produtos artesanais natalinos. Diariamente, com controle de acesso, de forma gratuita, das 9 às 21 horas, a Vila de Natal está aberta, decorada e repleta com boas energias para os visitantes se divertirem. É lá que fica a casa do Papai Noel.

Diariamente, a Vila de Natal está aberta, decorada e repleta com boas energias para os visitantes se divertirem. É lá que fica a casa do Papai Noel / Cleiton Thiele-Serra Press

Para quem decidiu viajar até Gramado, a melhor maneira é seguir o roteiro informativo de todos os shows e locais onde eles acontecem que podem ser acessados pela internet. Lembrando que existem algumas atrações gratuitas, mas a maioria dos espetáculos é paga e requer a compra de ingressos antecipadamente. No entanto, se não quiser conferir os shows, as ruas do centro da cidade já constituem um espetáculo a céu aberto, com sua maravilhosa decoração.

E o que dizer da culinária local? Todos os pratos são inspirados principalmente na cozinha alemã e italiana. E não deixe de provar o chocolate que tem em Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souvenires. Imperdível ainda é uma visita às lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, localizadas na Avenida Borges de Medeiros.

Outro ponto que deve ser visitado é a Casa do Colono, que fica na Avenida Borges de Medeiros. Ali pode ser encontrado o melhor da culinária típica daquela região, entre geleias, bolos, pães e cucas confeccionadas na hora, em fornos à lenha instalados naquele local. Imperdível.

Faça as malas e programe a sua viagem. Vá curtir o final de ano em Gramado!

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM