FINAL DE ANO, FÉRIAS, FESTAS E VERÃO! E SEU CABELO, COMO FICA?

Por Cezar Guedes em 27/11/2021 às 18:40:11
Aproveite a brisa, o sol e o mar sem medo de ser feliz. No entanto, não descuide dos cabelos. Os fios precisarão de cuidados extras para se manterem saudáveis e brilhantes / GB Imagem

Aproveite a brisa, o sol e o mar sem medo de ser feliz. No entanto, não descuide dos cabelos. Os fios precisarão de cuidados extras para se manterem saudáveis e brilhantes / GB Imagem

Está chegando a estação mais quente do ano e as festas de final de ano. Também estão chegando as férias e a expectativa é neste ano curtir muito ao ar livre. Engana-se quem acredita que os processos químicos, como as escovas progressivas e a mudança da coloração, são os únicos capazes de causar danos aos cabelos. Fatores como o sol, a água do mar e da piscina também podem causar grandes danos aos fios, por isso, nessa época, é fundamental redobrar os cuidados com os cabelos.

Prender os cabelos em excesso é prejudicial, principalmente quando os fios estão molhados. Isso porque, a curto prazo, os prendedores podem quebrar os fios e enfraquecer o cabelo. E, a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou os grampos.

O sol danifica os cabelos, pois, a luz solar degrada as proteínas do cabelo e pode até causar desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho. Para proteger os fios, o ideal é utilizar um leave-in com filtro solar de, no mínimo, FPS 50 que deve ser reaplicado sobre os cabelos a cada duas horas.

Logo após sair do mar ou da piscina, o ideal é tomar uma ducha com aplicação de brumas em spray ou água termal sempre que voltar do mar ou piscina, além da reaplicação do leave-in com filtro solar.

Ao contrário do que muitos pensam, lavar os cabelos todos os dias não é errado, principalmente no verão, quando nos utilizamos do banho para aliviar o calor. Não existe um número correto de vezes para se lavar o cabelo. Tudo vai depender da necessidade de cada um. Os cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentemente para retirar o excesso de oleosidade e impurezas. Além disso, independentemente da quantidade de vezes que você for lavar seu cabelo, é importante não usar a água muito quente; o ideal é usar água morna e realizar um último enxágue com água fria, para fechar as cutículas do fio.

O calor estimula a produção de sebo. E, como o couro cabeludo já tende a ser mais oleoso, é importante que você tome cuidado na hora de aplicar o condicionador nos fios, pois o produto pode tornar a área ainda mais oleosa, obstruindo a raiz dos fios e causando uma série de danos, como queda e caspa. Por isso, o ideal é aplicar o condicionador somente no comprimento e nas pontas, evitando o couro cabeludo.

É essencial fazer uso de uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. A máscara é capaz de repor os nutrientes necessários ao cabelo de forma mais intensa que o condicionador, conferindo força, maciez e brilho aos fios. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrutora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios.

Cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois os fios molhados ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseiro.

Principalmente durante o verão, é de extrema importância que você não deixe resíduos de produtos nos cabelos, pois, além de tornarem os fios opacos e sem movimentos e causarem alergias no couro cabelo, eles podem causar queimaduras em seus cabelos, já que alguns produtos têm seu efeito potencializado com a ação do calor da chapinha, do secador e do sol. Porém, se o seu cabelo já está danificado devido à ação dos raios solares, o mais importante é que você consulte um profissional especializado para reverter estes danos. O melhor tratamento para recuperar um cabelo danificado é o cronograma capilar, já que ele reconstrói, nutre, estabiliza o pH e devolve a queratina e a umidade natural do fio, além de fechar a cutícula para evitar que os cabelos percam mais nutrientes.

Siga estas dicas e tenha um ótimo verão com cabelos saudáveis e bonitos!

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM