MP acompanha restauração da bacia do rio Macacu

Por Cezar Guedes em 30/11/2021 às 11:23:25

Após acordo com o Ministério Público, a Cedae começa a restaurar 50 hectares do rio Macacu. Os projetos nomeados de "Fazenda Elo Dourado" e "Mata Ciliar do Rio Macacu" decorrem de compromisso firmado entre o MPRJ e a Companhia no processo que tramita na 7ª Vara de Fazenda Pública , no qual o MP obteve decisão que determinava à empresa e ao Inea a comprovação de medidas para aumentar a segurança hídrica no Complexo Imunana-Laranjal.

O objetivo é reforçar a infraestrutura verde da bacia hidrográfica, contribuindo para a segurança hídrica a médio e longo prazo. As ações serão levadas a efeito pelo "Programa Replantando Vidas", que já chegou a 3,5 quilômetros na margem do Rio Macacu, altura da localidade de Japuíba, em Cachoeiras de Macacu, o que representa 22 hectares e mais de 125 mil novas árvores.

Segundo a Cedae, a área, embora fosse de preservação permanente (APP), era utilizada para despejo de entulhos e lixos, mas agora servirá como exemplo de conscientização e educação ambiental para a população. Além do território, outros dois quilômetros de margem do Rio Macacu, na localidade de Funchal, também já foram mobilizados e devem ter o trabalho de restauração iniciado nas próximas semanas. A previsão é que o reflorestamento florestal seja concluído até outubro de 2022.

Ainda de acordo com a Cedae, o programa utiliza mão de obra de pessoas em cumprimento de penas, tendo forte impacto social, além do ambiental. Elas são responsáveis pela coleta das sementes, germinação e produção das mudas até o plantio, manutenção e monitoramento das áreas de restauração. Os apenados fazem curso de capacitação para atuar nos projetos de reflorestamento.

Na mata ciliar do Rio Macacu estão previstos os plantios de mudas do Bioma Mata Atlântica, entre elas: carrapeta, canela, joão mole, pau jacaré, juçara, camboatá, coussarea, negamina, aguaí, coco-iri, canjarana, pterocarpus, garapa, pimenta de macaco, bicuíba, trcichila, embaúba, canudo de pito, balisa, mamica de porca, erva lagarto, pau d'alho, chal-chal, pau leiteira, pera, guapuruvu, mulungu, cambará, capixingui, pacová de macaco.

As ações de plantio contam com o apoio do GTT-SH/MPRJ, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha