Inea desmonta esquema de abastecimento ilegal de água na Região dos Lagos

Por Cezar Guedes em 07/01/2022 às 22:24:45

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta quinta-feira (6), operação com o apoio da 126ª Delegacia de Polícia para coibir a extração ilegal de água na Região dos Lagos Fluminense. A ação, que aconteceu a partir de denúncia anônima, desmobilizou um esquema que abastecia hotéis, pousadas, restaurantes e residências por meio de caminhões pipas.

O crime ambiental foi descoberto entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Costa do Sol.

No local foram encontrados poços artesianos, bombas de captação de água e caminhões pipas. O proprietário do empreendimento foi autuado com base no ART 85 da Lei Estadual 3467/2000 e no ART 64 da Lei Estadual 3239/1999.

Todos os equipamentos foram apreendidos e a concessionária responsável, a Prolagos, desfez a ligação clandestina no local.

"Todo o trabalho de monitoramento e fiscalização do Inea são fundamentais para coibir crimes ambientais. A população pode auxiliar através de denúncias, que podem ser feitas para nossas superintendências regionais ou por meio do Linha Verde", explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular "Disque Denúncia Rio", onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM