Dia da Nutrição e Saúde

Por Cezar Guedes em 28/03/2022 às 22:47:32
GB Imagem

GB Imagem

O dia 31 de março é dedicado à Nutrição e Saúde. Geralmente, as escolas promovem atividades no sentido de educar os alunos quanto à importância de uma alimentação equilibrada.

Esta ação é muito importante principalmente porque a cada dia a cultura do "fast food" ganha mais adeptos, o que gerará, em médio prazo, uma população cada vez menos saudável. Neste sentido, citando apenas um exemplo, estudos na área de desenvolvimento humano mostram que a cada ano cresce mais o número de mulheres grávidas que apresentam baixo índice de ácido fólico o que representa um sério risco para o bebê que esperam. Uma das causas desta deficiência é falta de ingestão de verduras e legumes.

Imagine milhões de células que formam os tecidos, milhões de tubos que são as artérias e as veias, milhões de fios telegráficos que são os nervos e tudo isso numa engrenagem complicada e em que cada peça trabalha no lugar certo e no momento exato em que deve trabalhar.

O corpo humano é uma verdadeira máquina, com tanques reservatórios e bobinas representadas pelo coração, pelos músculos, pelo estômago, pelos intestinos etc.

No entanto, essa máquina, como qualquer outra, não trabalha sem combustível. E esse combustível é o alimento.

Mas, não é um único tipo de alimento que fará a máquina humana trabalhar com perfeição.

É preciso combinar os vários tipos de alimentos para se obter o combustível perfeito. Os alimentos imprescindíveis para o bom funcionamento da máquina humana são as proteínas que podem ser encontradas no leite, ovos, queijos e soja; hidratos de carbono encontrados no açúcar, farinhas, arroz etc; gorduras; vitaminas presentes nas frutas e verduras; sais minerais encontrados no leite, queijos, ovos e legumes; e a água fundamental na formação dos líquidos do organismo, tais como o sangue.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha