Débora Falabella faz sucesso até em reprise

Multitalentosa, a atriz, produtora e diretora fala com carinho da personagem que a projetou na carreira

Por Cezar Guedes em 21/04/2022 às 23:25:37
Débora Falabella e Murilo Benício clicados num dos intervalos das gravações de

Débora Falabella e Murilo Benício clicados num dos intervalos das gravações de "Nada Será Como Antes", produzida em 2016. Na vida real, eles dividiam o mesmo teto; ficaram juntos de 2012 a 2019

Dona de um talento incontestável, Débora Falabella mostrou sua grandeza como atriz logo em um de seus primeiros trabalhos na televisão. Na novela "O Clone", que está sendo reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", a atriz viveu a viveu a tímida Mel, que ao longo da história enfrentou os problemas da dependência química. Por mais sucessos que colecione na carreira, a novela de Gloria Perez sempre terá um lugar especial na memória da atriz e do público. "Até hoje as pessoas seguem falando comigo sobre esse trabalho. Claro que além de 'O Clone' fiz uma outra novela de muito sucesso, que foi "Avenida Brasil", e as pessoas se lembram muito dos trabalhos mais recentes. Mas, a Mel foi uma personagem impactante para a época e até hoje eu às vezes escuto histórias de pessoas que estavam passando por problema com dependência química e falam da Mel de uma forma muito carinhosa, dizendo que a personagem ajudou para que o diálogo fosse mais fluido em casa, com a conscientização relacionada a esse problema. Fora que a novela passou em muitos países, acho que foi uma das obras mais vendidas da Globo, então recebo mensagem do mundo inteiro onde a novela foi um sucesso", conta a atriz. Em entrevista, Débora recorda um pouco mais sobre o trabalho em "O Clone". Emocionada, a atriz recordou a personagem. "O que mais me tocou foi poder falar sobre o tema da dependência química sem amarras e sem tabus, humanizando a situação de um dependente químico e da sua família. Quando o público se identifica com o personagem, se torna muito mais forte para falar sobre o assunto e procurar ajuda. Eu fico muito feliz até hoje quando pessoas que passaram por uma situação parecida, me encontram e dizem que se enxergaram naquela personagem, se sentiram identificadas e menos sozinhas", enfatizou ela.

A face artística mais conhecida de Débora Falabella é o seu lado atriz, no entanto ela também é diretora e produtora. E mais, em 2005 fundo o "Grupo 3 de Teatro", em parceria com Yara Novaes e Gabriel Fontes Paiva. O grupo já realizou inúmeros espetáculos entre eles, "A Serpente", "O Continente Negro", "O Amor e Outros Estranhos Rumores", "Contratações" e "Love, Love, Love". As produções renderam prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil. E tem ainda a marca de Débora Falabella no cinema; até agora foram dezenove filmes, o mais recente é "Bem-vinda, Violeta", rodado neste ano.

Nascida Débora Lima Falabella, na cidade de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, em fevereiro de 1979, a carreira começou quando ela tinha 16 anos, no teatro e com a peça "Flicts", do escritor Ziraldo. Depois, na televisão participou da quinta temporada de "Malhação", na Globo, e logo depois da novela "Chiquititas", produzida pelo SBT, e morou em Buenos Aires, na Argentina, juntamente com os demais integrantes do elenco.

No ano de 2001, assinou com a Globo e fez a novela "Um Anjo Caiu do Céu" e não tinha terminado este trabalho, foi convidada para fazer a Mel, de "O Clone", papel que significou um marco em sua carreira. Paralelamente, estreou no cinema com o curta-metragem "Françoise" que lhe rendeu prêmios de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado e de Brasília.

Outro papel marcante foi o de Sarah Kubitschek, mulher do ex-Presidente Juscelino Kubitschek na primeira fase da série "JK". Na televisão ela contabiliza vinte e sete produções, entre novelas e minisséries. A novela "Avenida Brasil" não pode deixar de ser lembrada. A personagem Nina foi enorme sucesso e digno de nota também são as cenas protagonizadas entre Débora Falabella e Adriana Esteves, através de suas personagens, a heroína Nina e a vilã Carminha, respectivamente.

E falando em vilã, a atriz também foi uma "vilazona" na pele de Irene, na novela "A Força do Querer". E outra vez heroína na série "Dupla Identidade" que conta a história de um psicopata e neste trabalho dividiu as cenas com Bruno Gagliasso na pele de um serial killer.

Muito discreta, ela fica sob os holofotes somente por motivos profissionais e também não gosta muito de badalações. No período entre 2004 a 2010 namorou o cantor Chuck Hipolitho, da banda "Forgotten Boys" e eles têm a filha Nina, nascida em maio de 2009. No ano de 2010, eles se separaram. Namorou o ator Daniel Alvim e entre 2012 e 2019 viveu com o ator Murilo Benício. No final do ano passado, Débora Falabella assumiu o romance com o produtor de cinema Fernando Frahia, no entanto a vida pessoal ela mantém bem longe da curiosidade pública.

Enfim, aqui foi um pouco da bonita trajetória da atriz que brilha até mesmo na reprise de seus trabalhos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM