TCE vê irregularidades em contratos da prefeitura de Niterói

Por Cezar Guedes em 16/05/2022 às 21:33:55

O contrato assinado entre a Prefeitura de Niterói e uma empresa para prestação dos serviços de estruturação com operações de antecipação do recebimento de uma dívida por por meio da venda de títulos negociáveis com investidores é irregular. É o que declara o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ)

O contrato, celebrado em 2016, ao custo de R$ 60,9 milhões, corresponde à cobrança de direitos creditórios originários de tributos e demais créditos de natureza administrativa, parcelados ou não, em fase administrativa ou judicial, compreendendo também a prestação de serviços de suporte e apoio à recuperação dos créditos inadimplidos em cobrança administrativa e em dívida ativa.

Segundo o relatório de Auditoria Governamental que analisou a execução do acordo, a relação contratual implica dano ao erário niteroiense. O pagamento dos serviços prestados pela empresa estava condicionado ao efetivo ingresso dos recursos provenientes da alienação das quotas do Fundo Especial de Créditos Inadimplidos e Dívida Ativa de Niterói (Fenit), o que não ocorreu, gerando um pagamento indevido da ordem de R$ 1,1 milhão. Importante destacar que o pagamento ocorreu sob a vigência de termo aditivo pactuado em 2017.

O acórdão (decisão coletiva) proferido na sessão plenária de 11 de maio, também responsabilizou gestores municipais por fiscalização precária do instrumento contratual, caracterizando potencial risco de dano ao erário. De acordo com o relatório, a Comissão de Fiscalização constituída para verificar o andamento do contrato contentou-se com informações prestadas pela contratada, por meio de declarações e relatórios, para autorizar o pagamento da interessada. Ou seja, não houve qualquer verificação sobre a efetividade dos serviços supostamente executados pela empresa, e até que ponto contribuíram para o aumento da arrecadação tributária do município.

Segundo o TCE, há insegurança administrativa causada pela falta de ato formal de liquidação de despesa. Além disso, não foi produzido qualquer documento sondando os procedimentos prévios à ordem de pagamento, condição essencial para conferir o direito líquido e certo do pagamento ao contratado.

O prefeito e o secretário de Fazenda de Niterói à época dos fatos, além do representante legal da referida sociedade empresarial, foram citados no acórdão. Eles deverão apresentar razões de defesa, no prazo de 15 dias, ou recolher solidariamente aos cofres públicos, com recursos próprios, no mesmo prazo, a quantia equivalente a 317.253,1042 Ufir-RJ. A decisão afirma que o pagamento dos serviços estava condicionado ao efetivo ingresso dos recursos provenientes da alienação das quotas Fenit, o que não ocorreu, gerando um pagamento indevido.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM