Justiça manda prefeito de Rio das Ostras prestar contas sobre ações contra Covid-19

Por Cezar Guedes em 13/04/2020 às 16:32:07
Marcelino teria escondido dados da pandemia em Rio das Ostras. Foto: Divulgação

Marcelino teria escondido dados da pandemia em Rio das Ostras. Foto: Divulgação

O juiz titular da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio das Ostras, Henrique Assumpção, determinou que o prefeito deste município, Marcelino da Farmácia, responda em 48 horas as indagações da Defensoria Pública sobre as medidas que seu governo vem tomando a respeito da Pandemia de coronavírus. Se não o fizer será multado em R$ 50 mil para cada 12 horas de atraso.

Marcelino teria supostamente escondido dados da pandemia no município e, segundo opositores, teria tentado "maquiar o conteúdo das ações e das decisões judiciais que envolvem o Sistema Municipal de Saúde", por meio de redes sociais, minimizando os efeitos da falta de ação governamental.

Ultimamente, Rio das Ostras tem sido alvo de denúncia da imprensa e de servidores públicos de não possuir Equipamentos de Proteção Individual - EPIs (luvas, máscaras, óculos de proteção, roupa de proteção descartável, sabão antibacteriano, álcool gel etc.), para proteger médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.

Marcelino também não teria providenciado a compra de testes e aparelhos respiratórios, e nem tão pouco a criação de novos leitos de UTI.

Rio das Ostras é também o único município da região que até agora não estabeleceu as chamadas barreiras sanitárias e, por isto, nos últimos 30 dias de quarentena não se teve na cidade qualquer controle do número de possíveis infectados que entrou e circulou sem qualquer tipo de orientação ou rastreamento.

Especialistas apontam que a inércia do governo pode levar centenas de pessoas a contrair a doença, arriscando assim a vida.


Marcelino teria escondido dados da pandemia em Rio das Ostras. Foto: Divulgação

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM