Iguaba inaugura Centro de Triagem contra o coronavírus

Unidade conta com leitos individuais, raio x portátil e cilindros de oxigênios

Por Cezar Guedes em 14/05/2020 às 14:37:53

Iguaba conta desde esta quarta (13) com o Centro de Triagem 24h. Situado ao lado da UPA, o CT é um reforço na luta contra o coronavírus no município. Agora, todos os casos suspeitos do novo vírus serão atendidos e tratados exclusivamente no Centro de Triagem, deixando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a UPA para atendimento de pacientes com outras enfermidades.

O CT conta com recepção, acolhimento, dois consultórios, 6 leitos individuais, sala de descanso climatizada para a equipe de plantão, refeitório, banheiros com ducha para higiene dos funcionários, e depósito para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). Tem, ainda, raio x portátil, cilindros de oxigênio, balcão de enfermagem, equipamentos de proteção, sistema informatizado e um gerador exclusivo para atender as eventuais falta de energia sem risco aos pacientes.

"Nossa maior preocupação nesse momento é salvar vidas, preservar vidas. Esse espaço é para trazer mais tranquilidade e segurança para todos, e isso só foi possível graças ao apoio financeiro que tivemos", disse o prefeito Vantoil que enfatizou o apoio que teve do governo estadual e da Alerj.

O secretário Valdeci Júnior lembrou que o Centro de Triagem de Iguaba Grande é o único da Região dos Lagos que funcionará 24 horas por dia: "nas cidades vizinhas o atendimento é somente de 12 horas". Para isso cada turno terá dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, além de uma equipe de limpeza, Guardas Civis Municipais, recepcionista e motorista de ambulância, todos treinados e capacitados para atender pacientes suspeitos. Em casos de maior gravidade os pacientes serão levados para o isolamento na UPA, que conta com o suporte de 7 leitos de UTI. "A gente espera que nenhum morador precise utilizar o Centro de Triagem, mas se precisar, a unidade está preparada para atender com dignidade e segurança, dentro das recomendações do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial da Saúde", informou o secretário de Saúde.

O novo espaço foi apresentado à população no início da tarde de hoje pelo prefeito, Vantoil Martins, e também pelo secretário de Saúde, Vandeci Júnior, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Iguaba Grande


Comunicar erro
TV AO VIVO
Minha Casa Pre Fabricada