Violência contra a mulher cresceu com o confinamento

Por Cezar Guedes em 18/05/2020 às 22:28:20
Foto: Elza Fiúza/ABr

Foto: Elza Fiúza/ABr

O número de agressões a mulher cresceu em abril, período em que a maior parte da população ficou em casa por causa da pandemia do novo coronavírus. As estatísticas impressionam. A cada dia de abril, o Tribunal de Justiça do Rio concedeu em média 62 medidas protetivas de urgência a vítima de violência doméstica no estado.

A constatação é do Observatório Judicial da Violência contra a Mulher, que reúne informações e dados sobre violência de gênero, monitora a violência domestica , servido de base estatística. Foram deferidas 1.865 decisões emergenciais para salvar vidas no mês passado, um total 9.866 medidas neste ano.

O Observatório também registrou um total de cinco processos de feminicídio em abril, resultado cinco vezes maior que o mês anterior - um caso em março - e maior que fevereiro (quatro casos).

Desde a implantação do Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência (RDAU), no dia 17 de março, o TJRJ já registrou um total de 2.682 medidas protetivas e 4.402 processos distribuídos em Juizados de Violência Doméstica.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM