Empresários da Região dos Lagos participam de evento da Firjan para discutir futuro da indústria

Por Cezar Guedes em 19/05/2024 às 03:17:42
Divulgação

Divulgação

Iniciativa coordenada pela Firjan Leste Fluminense, a Caravana Líder Lagos reuniu empresários da Região dos Lagos para participarem de um dia de imersão ao portfólio da Casa Firjan, em Botafogo, e debater o futuro da indústria. A ação teve como foco expor a gama de serviços que serão fortalecidos pelo interior do estado a partir da nova unidade SENAI SESI Região dos Lagos, que será inaugurada no município de São Pedro da Aldeia. A unidade terá capacidade de expandir os atendimentos pelos 10 municípios do entorno.

Participaram da iniciativa representantes de diferentes eixos do Projeto Líder Lagos, dentre eles, educação, infraestrutura, turismo e gestão pública. "Esses empresários vão retornar para as suas regiões com outra perspectiva para os seus negócios, pois tiveram a oportunidade de compreender mais profundamente sobre o suporte que a Firjan oferece, por meio das instituições SESI, SENAI, IEL e CIRJ, para proporcionar o crescimento das atividades nos seus diferentes segmentos. Estamos fomentando o movimento para melhor desenvolver a Região dos Lagos", destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin.

O evento reuniu empresários envolvidos com entidades e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico da Região dos Lagos, visando estimular práticas que contribuam para o estabelecimento de um ambiente de negócios favorável.

O 1° vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, enfatizou que a ação serviu como amostragem da gama de oportunidades que serão viabilizadas a partir da instalação da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos. "Esperamos que essa unidade leve para a região um novo impulso, novas oportunidades, que seja um centro de referência de educação, profissionalização e desenvolvimento da região", ressaltou, explicando que por meio de toda a estrutura disponibilizada, a Firjan contribui para o fortalecimento dos potenciais do estado do Rio de Janeiro.

Portfólio da Casa Firjan

O grupo de empresários conheceu as diversas iniciativas da Casa Firjan, que contribuem para o estabelecimento de um novo posicionamento das empresas no mercado. São cursos, capacitações, workshops e consultorias promovidos por equipe de especialistas. Ao longo do dia de imersão, os empresários tiveram acesso aos laboratórios de fabricação digital, os FabLabs, e puderam ter a dimensão das diversas possibilidades de inovação para as empresas.

A empresária Vanderleia Patrícia Machado, do setor de Construção, com atuação em São Pedro da Aldeia, ressaltou a oportunidade de ampliar a percepção sobre as tendências de mercado. "Observamos aqui uma gama de possibilidades que contribuem para o desenvolvimento de toda a Região dos Lagos", comentou, destacando que a atuação da Firjan em São Pedro da Aldeia será de grande importância para a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

A gerente de Ambiente de Inovação da Firjan, Julia Zardo, enfatizou a importância de iniciativas que tiram os empresários de seus territórios para que conheçam novos ambientes e consigam pensar em inovação. "Aqui o grupo teve contato com o que está acontecendo na atualidade, com as propostas de infraestrutura e economia, mas também tiveram acesso ao FabLab, ao Soft Power, com o futuro, tendências e passam a pensar em inovação de uma outra forma, criando laços no território que façam conexão com o nosso conteúdo", destacou.

Os empresários também participaram de grupos temáticos para discutir temas como educação, economia e infraestrutura. Essa é uma proposta permanente da atuação da federação pelas regionais do estado. Constantemente os empresários de diferentes territórios são motivados a participar de eventos como feiras de negócios e iniciativas de aprendizagem como a realizada pela Caravana.

Comunicar erro
Pontinha
Selix