Bons projetos atraem investimentos e São Pedro da Aldeia já é reconhecido pela Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro por investimentos em infraestrutura e ações que favorecem a atração de investimentos no Município.
Esse reconhecimento foi oficializado na terça, dia 28, durante o Fórum Setorial da Construção Civil realizado na sede da Firjan, no Rio, quando os gestores municipais foram elogiados pelos projetos Calçada Acessível e Licença 4.0.
Além disso, no dia 29/5, a Prefeitura apresentou o manual técnico, criado com o suporte do programa Calçada Acessível, que servirá de base para a criação de legislação sobre mobilidade urbana, com foco na acessibilidade.
No momento, o município está recebendo o apoio técnico de especialistas da federação para estruturação das duas iniciativas. Com o Licença 4.0 , a equipe já pontuou para a gestão pública que há oportunidades de melhoria nos processos de licenciamento de obras.
"Essa é uma iniciativa de grande relevância que oferece suporte para que os municípios revisem e reformulem seus processos de modo a agilizar os trâmites de liberações para obras, o que pode acarretar em atração e investimentos para a cidade, maior oferta de oportunidade de trabalho e consequentemente, desenvolvimento econômico", destacou o vice-presidente da Firjan Leste Fluminense, Sérgio Kunio Yamagata .
Um dos passos para dar início aos trabalhos é o estabelecimento de uma atuação integrada entre diferentes setores públicos. "O Licença 4.0 é uma iniciativa transversal e precisa do apoio de diversas secretarias para gerar bons resultados e é muito importante a participação de todos desde a primeira etapa de implementação do projeto", destacou Alberto Besser, consultor da Firjan, encarregado pela aplicação do projeto nas prefeituras.
"O Licença 4.0 representa um grande êxito para o município, pois tem como resultado a redução do tempo para a emissão dos licenciamentos, sem influenciar na qualidade do serviço, além de ser o primeiro passo para a consolidação da transformação digital. A desburocratização é um importante pilar do dinamismo econômico", enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Sandro Bouth.
Já o Calçada Acessível visa contribuir para a adequação de ruas e calçadas. A cidade, que tem 406 anos de fundação, ainda mantém estruturas antigas, com vias para pedestres e automóveis estreitas. "Uma cidade não pode pensar em evolução sem acessibilidade e a calçada é o ponto de partida para trabalharmos essa questão", enfatizou o subsecretário de Desenvolvimento Urbano de São Pedro da Aldeia, Antônio Nepomuceno de Andrade.
Fortalecimento para a Região dos Lagos
O Licença 4.0 e o Calçada Acessível fazem parte do conjunto de ações que a Firjan leva para o município, com potencial de beneficiar regiões do entorno. Além da atuação específica com a implementação das iniciativas que visam o desenvolvimento econômico, na cidade também será instalada a nova unidade *Firjan SENAI SESI* , que estará em funcionamento já no segundo semestre.
A unidade terá capacidade de expandir o atendimento da federação para os 10 municípios do entorno. A iniciativa ampliará a oferta de cursos profissionalizantes, de reforço à aprendizagem para a Educação Básica, além de suporte às empresas nas áreas de saúde e segurança do trabalho.