Globo começa a preparar "Volta por Cima"

A nova novela deve estrear ainda este ano e substituirá "Família é Tudo"

Por Marina Araújo em 14/06/2024 às 13:21:18
Na trama, os protagonistas Madá (Jéssica Ellen), e Jão (Fabrício Boliveira), se aproximam em função de uma fatalidade que muda para sempre a vida da família de Madalena / Manoella Mello-RG

Na trama, os protagonistas Madá (Jéssica Ellen), e Jão (Fabrício Boliveira), se aproximam em função de uma fatalidade que muda para sempre a vida da família de Madalena / Manoella Mello-RG

Agora que "Mania de Você", a nova novela da faixa das 21 horas que substituirá "Renascer" já está encaminhada, a Globo começou a produzir a próxima novela das 19 horas, que entrará no lugar de "Família é Tudo".

Batizada de "Volta por Cima", a nova trama contará a história de Madalena (Jéssica Ellen), uma jovem mulher batalhadora que teve que adiar seus sonhos pessoais para ajudar no sustento da família. Apesar das dificuldades, ela não esmorece diante das lutas diárias e vislumbra no empreendedorismo o caminho para um futuro mais próspero. E a de Jorge, conhecido como Jão (Fabrício Boliveira), um jovem que começou como trocador de ônibus, se esforçou para conquistar o sonhado diploma de Administração e agora almeja um cargo melhor na empresa, mas é preterido pela indicação de um amigo da mulher do patrão. Madalenas e Jãos existem aos milhares no Brasil: pessoas que buscam diariamente uma vida melhor para si e suas famílias e precisam "se virar" diante dos desafios que o destino traz. São elas que inspiram a próxima novela da Globo.

É uma novela sobre conquistas e o preço que estamos dispostos a pagar por elas. É também sobre dinheiro, e se ele pode estar acima dos laços familiares. Uma trama que envolve amor, humor, disputas e emoção, cruzando o cotidiano de diversas classes sociais. Ambientada no Rio de Janeiro, "Volta por Cima" terá núcleos em um bairro fictício do subúrbio, mostrando a cultura de bate-bolas, além de abordar os universos de uma empresa de ônibus e do empreendedorismo feminino. "Quem acompanhar nossa novela vai encontrar uma história de pessoas do povo, que poderiam sentar ao seu lado do ônibus, ou cruzar com você no sinal. Convido o público a se identificar, se emocionar, rir e ser surpreendido ao longo da trama, que guarda muitas reviravoltas", adianta a autora Claudia Souto.

Na trama, os protagonistas Madalena, a Madá, e Jorge, o Jão, se aproximam em função de uma fatalidade que muda para sempre a vida da família de Madalena. Seu pai, o motorista de ônibus Lindomar (MV Bill), está prestes a se aposentar. Mas, no seu último dia de trabalho, um acidente o impede de gozar de um prêmio milionário feito numa aposta na loteria a caminho da Viação Formosa. A história ganha outros contornos quando Osmar (Milhem Cortaz), o tio folgado de Madá, descobre sobre o bilhete e faz de tudo para abocanhar o prêmio a fim de se safar de uma dívida de "vida ou morte". "A história fala sobre os resultados das nossas escolhas. Teremos a Madá e o Jão como representantes do povo que luta e batalha com o otimismo e com ética para chegar a suas conquistas. E também aqueles que escolhem outros caminhos", define o diretor artístico André Câmara.

É essa reflexão que se apresenta ao longo dos capítulos: enquanto a ética norteia a decisão de alguns, outros não resistem aos caminhos tortuosos, mesmo que isso signifique passar por cima da família e da lei. Quem dará de fato a "Volta por Cima"?

"Volta por Cima" é uma novela criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkingson e Juliana Peres. A trama tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso.

Parte do elenco de "Volta por Cima" se reuniu na semana passada, nos Estúdios Globo, para um workshop de imersão na obra, prevista para estrear ainda neste segundo semestre na telinha da Globo. O momento em preparação ao início das gravações, previstas para julho, marcou os primeiros encontros entre integrantes do projeto, como o dos protagonistas Jéssica Ellen e Fabrício Boliveira com MV Bill. O rapper interpretará Lindomar, pai da personagem de Jéssica, Madá, e amigo de Jão, vivido por Fabrício.

Na expectativa de sua primeira protagonista de novela, Jéssica Ellen falou sobre a importância da coletividade para o sucesso do trabalho: "Estou nervosa, porque é uma responsabilidade grande, mas, ao mesmo tempo, muito feliz com a equipe que a gente tem. Acho que, juntos, vamos conseguir contar uma história bonita e feliz. E a Claudia (Souto) falou uma coisa com a qual eu me identifico muito: a novela é uma coletividade. Embora algumas pessoas tenham destaque, a gente não faz absolutamente nada sozinha. Sou cria do teatro, e, essa energia da coletividade é o que mais me atravessa. Traz a expectativa de que, se a coxia é boa, a gente consegue transparecer isso na tela".

A trama terá um bairro fictício do subúrbio do Rio de Janeiro como um dos cenários principais. Fabrício Boliveira comenta sobre a importância de dar protagonismo a esse universo. "Estou feliz em fazer essa novela e com uma percepção positiva, pois a gente vai abrir, de algum jeito, uma lente de aumento para as peculiaridades e as minúcias do subúrbio carioca, que, com certeza, se conecta com todos os subúrbios do Brasil".

Também estão no elenco: Ailton Graça, Amaury Lorenzo, Betty Faria, Cláudia Missura, Fabio Lago, Iara Jamra, Juliana Alves, Juliano Cazarré, Pri Helena, Rodrigo Fagundes, Tereza Seiblitz, Tonico Pereira, Viviane Araujo, entre outros.

Se vai ser sucesso, só o tempo dirá!

Comunicar erro
Pontinha
Selix