O Dia Mundial Contra A Agressão Infantil

Por Cezar Guedes em 01/06/2020 às 21:12:50
As agressões físicas contra crianças trazem consequências nefastas em sua formação, se as vítimas não tiverem tratamento psicológico adequado / GB Imagem

As agressões físicas contra crianças trazem consequências nefastas em sua formação, se as vítimas não tiverem tratamento psicológico adequado / GB Imagem

O dia 04 de junho é dedicado ao Dia Mundial Contra a Agressão Infantil; na verdade os 365 dias do ano deveriam ser contra a agressão infantil. Esta é uma realidade na vida de inúmeras crianças e permeia todas as classes sociais. Infelizmente quando se trata de educação infantil, ainda persiste a crença que a punição, o castigo corporal, ainda é um bom método de correção.

Apesar de se ter dados precisos, a estimativa é que cerca de 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica no Brasil. Segundo especialistas, as causas mais comuns apuradas nos centros de atendimento são condições sociais, desemprego, falta de qualidade de vida, desinformação, entre outros, desencadeiam agressões físicas e negligências, o que também é uma agressão.

Quando se trata da violência doméstica, tanto meninas como meninos sofrem igualmente com agressões físicas, no entanto as meninas são as maiores vítimas de abuso ou exploração sexual. E os números da estatística são alarmantes. Geralmente, as vítimas são entre 7 e 14 anos, sendo que os pais e parentes são, na maioria das vezes, seus algozes, o que torna tais vítimas psicologicamente mais vulneráveis porque a agressão vem justamente de quem lhes deveria dar proteção e amparo.

Segundo o Disque Denúncia, a violência doméstica é o segundo tipo de crime mais denunciado. Geralmente identifica-se uma criança vítima de agressão não somente por mudanças em seu comportamento, mas principalmente pelas marcas visíveis em seu corpo.

A criança e o adolescente encontra amparo legal através do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo que os agressores são indiciados e presos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha