A Justiça que afasta é a mesma que reintegra. O STF, por meio de decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, reconduziu ao cargo a atual prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Ela havia sido afastada por 90 dias pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em uma ação de improbidade administrativa apresentada pelo vice-prefeito do município, Rômulo Carvalho de Almeida, seu adversário político.
Em sua decisão, Toffoli acolheu o argumento da defesa que alegou ser unilateral, e portanto, inadequado, o afastamento dado pelo TJ inadequado.
"Hoje foi o dia da justiça, da redenção. O dia que eu volto pro meu lugar, pro lugar que o povo de Saquarema me colocou, com 80% dos votos. Hoje eu voltei para a prefeitura! Entrei democraticamente, conquistei mais de 95% de aprovação e hoje, nesse dia que ficará marcado pra sempre em mim, olhando pro rostinho de cada um de vocês, tenho ainda mais certeza de que estou no caminho certo e daqui só saio dia 31 de dezembro, quando finaliza o meu mandato.
Agora, é continuar fazendo o que eu fui eleita pra fazer: trabalhar! Muito obrigada novamente, pelo apoio e carinho dos nossos servidores, da população e dos vereadores que estiveram ao nosso lado em todos os momentos, se posicionando com muita garra e coragem", disse a prefeita em suas redes socias.