Candidato a vereador de São Pedro da Aldeia tem candidatura impugnada pela Justiça

Por Cezar Guedes em 28/08/2024 às 08:34:29
Reprodução/Redes sociais

Reprodução/Redes sociais

Jonhnatan Gonçalves da Silva, mais conhecido como "Petão Família", teve seu registro de candidatura a vereador em São Pedro da Aldeia impugnado pela Justiça. A decisão foi obtida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 59ÂȘ Promotoria Eleitoral.

A ação do MPE destaca que Petão Família, filiado ao Republicanos, estĂĄ inelegível em razão de condenação pela 7ÂȘ Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2017. O político foi condenado a cinco anos de prisão pelo crime de associação criminosa armada, atual constituição de milícia privada.

Na decisão, o Juízo da 59ÂȘ Zona Eleitoral ressaltou que o crime pelo qual o candidato foi condenado "não é de menor potencial ofensivo, nem culposo e tampouco de ação penal privada, o que afasta a incidĂȘncia da exclusão de inelegibilidade prevista no § 4Âș do art. 1Âș da Lei Complementar nÂș 64/1990".

Ao ingressar com a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, o MPE havia ressaltado que "como jĂĄ decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o fato de inexistir trânsito em julgado não socorre o agravante, pois a LC nÂș 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), cuja constitucionalidade foi reconhecida pelo STF, prevĂȘ que basta o advento de decisão criminal condenatória por órgão judicial colegiado para a incidĂȘncia da inelegibilidade".

Comunicar erro
Pontinha
Selix