Misaías Machado pede que Justiça reverta decisão e indefira registro de candidatura de Carlos Augusto a prefeito de Rio das Ostras
O candidato a prefeito de Rio das Ostras, Misaías da Silva Machado (Republicanos/Agir), ajuizou nesta quarta-feira (11/9), Recurso Eleitoral na 184ª Zona Eleitoral visando reverter decisão judicial que deferiu a candidatura de Carlos Augusto Balthazar (PL), seu principal adversário nas eleições municipais em outubro.
Misaías argumenta que a candidatura de Carlos Augusto é ilegítima porque este renunciou o cargo de vereador para escapar de uma provável cassação de mandato pela Câmara de Rio das Ostras. O fato ocorreu em fevereiro, quando o candidato do PL lutava para se livrar de uma Comissão Especial de Inquérito que investigava supostas evidências de irregularidades em contratos da prefeitura de Rio das Ostras na época em que o candidato era prefeito da cidade. O próprio Carlos Augusto, declarou publicamente em suas redes sociais que sua renúncia era para impedir a cassação.
"Tive que tomar a atitude de me desligar do mandato de vereador pra evitar ser vítima do grupo do mal que quer se perpetuar no Poder em Rio das Ostras. Essa manobra tinha a finalidade de criar um golpe para me tirar das eleições deste ano. E por isso tive que me desligar para garantir meus direitos políticos. Sou ficha limpa e ao contrário desse grupo do mal, quero me unir ao povo e aos bons. Não é mesmo Dr. Fabio"?, declarou Carlos Augusto na ocasião.
Curiosamente a CEI acabou sendo arquivada e Carlos Augusto de uma só vez escapou da cassação e da declaração de inelegibilidade. No Recurso Eleitoral, Misaías e sua coligação, pedem que o juiz se retrate de sua decisão e indefira a candidatura do candidato da Coligação "Rio das Ostras Feliz de Novo".
"A nosso ver a decisão merece reforma pois pode possibilitar que um candidato ficha suja e que renunciou o mandato dolosamente para criar uma cortina, escondendo a manobra de fugir da inelegibilidade", diz o candidato no recurso eleitoral.