Pesquisa da GERP divulgada nesta terça-feira (24) e registrada no TSE sob o nĂșmero RJ-06223/2024, aponta a candidata Daniela de LĂvia (MDB) liderando a preferĂȘncia dos eleitores em Araruama. A empresa entrevistou 500 pessoas no dia 21 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 4,47 pontos percentuais para mais ou para menos, com Ăndice de confiança de 95,55%.
Na pesquisa espontânea, Daniela de LĂvia aparece com 33% da intenção de voto, seguida de Penha Bernardes (PL), com 20% e Sérgio Ribeiro (DC), com 5%. Rejane Silva (PMB) não alcançou 1% das intenções de voto. Outros somam 2% e 39% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Na pesquisa estimulada, Daniela de LĂvia segue na liderança, com 50%. Penha Bernardes soma 23%, Sérgio Ribeiro 8% e Rejane Silva não alcançou 1% das intenções de voto. 6% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos, enquanto 12% não sabem ou não responderam.
A empresa também questionou os eleitores sobre a atual situação da cidade, avaliando a necessidade de continuidade ou mudança. Nesse cenĂĄrio, 32% dos entrevistados afirmaram querer continuidade, 43% disseram que a prefeitura precisa de mudança transformadora, 17% optaram por mudança moderada e 8% não sabem ou não responderam.
A pesquisa avaliou ainda o Ăndice de rejeição dos candidatos. Nesse quesito, a candidata do PL, Penha Bernardes, lidera a rejeição entre os eleitores, com 31%. Rejane Silva tem 21%, Sérgio Ribeiro 20% e Daniela de LĂvia, 16%. 4% dos entrevistados disseram que votariam em qualquer um deles e 4% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos. 25% não sabem ou não responderam.
O levantamento também mediu a aprovação ao atual governo de Araruama. 72% dos entrevistados disseram aprovar a administração de LĂvia de Chiquinho e apenas 20% desaprovam. 8% não sabem ou não responderam.