O candidato a prefeito de Maricá, Fábio de Azevedo Barbosa (PL) pode pegar de 3 a 12 anos de prisão por ter, supostamente, humilhado e constrangido sua candidata a vice-prefeita Luana Gouveia Leite (PL) e Ingrid Menende (PL).
A denúncia feita pelo Ministério Público já tramita na 55a Zona Eleitoral do Município. A conduta de Fábio está tupificada no artigo 326 B do Código Eleitoral.
Os fatos de acordo com o MP ocorreram em duas ocasiões. Em 2 de setembro, Fábio quando questionado por Luana sobre a maneira como a campanha era conduzia teria insultado Luana com truculência. "Se não está satisfeita pode desistir" teria respondido.
Logo em seguida, voltou a tratar sua candidata a vice com mais rispidez, novamente ao ser questionado por Luana, agora em relação à ausência de fotografias de Luana na campanha. "Nem mulher de rua trataria assim", teria respondido.
Em outra ocasião, durante uma reunião de mulheres, Fábio teria comentado que só participaria do evento "se Ingrid não estivesse" presente.
Interpelado por Fábio, Ingrid viu o candidaato a prefeito lhe virar às costas para, ignorando-a como se não estivesse no local.
As atitudes, supostamente de menosprezo e descriminação contra o gênero feminino foram documentadas em vídeo, áudio e print, sendo enviadas como provas para a Justiça Eleitoral.