Na tarde da última quinta-feira (26), agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram acionados por uma moradora de Visconde de Mauá, no município de Resende, para retirar um lagarto teiú, de quase 1,5m, que foi encontrado descansando na residência.
A moradora se assustou com a presença do réptil e entrou em contato com o órgão. Chegando ao local, a equipe constatou que se tratava de uma fêmea, sob suspeita de gestação. O animal estava sereno e foi removido do local com todo o cuidado e colocado em uma caixa de madeira para a realização da soltura.
A fêmea foi devolvida ao habitat natural, em uma área localizada ao redor do Parque Estadual da Pedra selada (PESPS). Segundo o gestor do parque, Carlos Dário, a fêmea apresentava o abdômen dilatado e em tempo de parir. "É comum que os teiús apareçam de surpresa nas casas, no caso desse teiú, ela estava procurando um abrigo para poder botar os ovos", explicou.
Sobre os teiús
O lagarto teiú (Salvator merianae) é um dos maiores lagartos da América do Sul, encontrado principalmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pode chegar até 1,5 metro de comprimento e possui coloração preta e branca com manchas. É um animal onívoro, alimentando-se de insetos, pequenos animais, ovos e frutas. Habita diversos ambientes, desde florestas tropicais até áreas urbanas, adaptando-se bem a diferentes condições.