Representação proposta pela coligação "Amar Casimiro de Verdade", formada pelos partidos Podemos, PDT, Agir e PSD solicitou a impugnação com pedido de liminar de pesquisa eleitoral realizada pela empresa Ágora Pesquisa, que apura a intenção de voto no municÃpio de Casimiro de Abreu.
O documento detalha que a pesquisa, contratada pelo Jornal O DIA, apresenta indÃcios de fraude, como o fato de o levantamento ter sido realizado em curto espaço de tempo com alto número de entrevistas e por um baixo valor. Outro ponto apontado na ação foi a inexistência de estabelecimento comercial da empresa contratada, o que reforçaria a possibilidade de fraude.
Além disso, a empresa efetuou, quase ao mesmo tempo, pesquisas em treze cidades distintas, separadas por milhares de quilômetros de distância, cobrando um valor baixo que, segundo a representação, não seria suficiente para arcar com os custos do trabalho necessário para a realização do levantamento.
A representação destaca ainda que, somente em setembro de 2024, a empresa já foi alvo de 24 representações judiciais por suspeita de pesquisas fraudulentas.
O Juiz Eleitoral da 50ª Zona Eleitoral de Casimiro de Abreu, Rafael Azevedo Ribeiro Alves, determinou a suspensão da divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,000. A Ágora Pesquisa também foi intimada a apresentar, no prazo máximo de dois dias e sob pena de multa diária, "os documentos, dados e informações do sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, incluÃdos os referentes à identificação de entrevistadoras e entrevistadores e de planilhas individuais, mapas ou equivalentes".
Com a suspensão do levantamento realizado pela Ágora, a última pesquisa válida no municÃpio foi a realizada pelo Instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação, registrada no TSE sob o número RJ-07513/2024, no dia 30/08/2024.
O levantamento do Intelligence apontou o candidato Antônio Marcos liderando a preferência dos eleitores do municÃpio, com 44% dos votos na pesquisa estimulada, seguido de Ramon Gidalte, com 33%. Na espontânea, Antônio Marcos somou 39% dos votos e Ramon Gidalte, 31%.
O advogado responsável pela representação é o Dr. Paulo Mazzei.