Após passar por nove municípios da Região dos Lagos e do Leste Fluminense, o festival literário Energia Para Ler chega ao fim de sua 4ª edição. Mais de 38 mil pessoas já participaram do festival, que terá como destino final o município de Silva Jardim, entre os dias 6 e 8 de novembro.
A Praça Amaral Peixoto foi o local escolhido para sediar o evento e vai ser transformada em um grande palco cultural, oferecendo 10 horas diárias de atividades diversas, como teatro, música, espetáculos infantis, café literário e happy hour. A programação inclui talentos locais e nacionais e um dos destaques é o ator Ricky Tavares.
"Silva Jardim é a cidade escolhida para encerrar o Energia em 2024. Preparamos uma programação especial para fechar com chave de ouro este ano em que levamos cultura e entretenimento ao interior. Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura, incentivando as pessoas a saírem de casa e se conectarem com o mundo artístico. Queremos formar cidadãos leitores, apaixonados pela arte", afirma o produtor Flávio Valadares.
28 mil kits literários gratuitos foram distribuídos pelo festival até agora. Em Silva Jardim, mais 2 mil unidades vão beneficiar os alunos e professores da rede municipal de ensino. No primeiro dia, alunos de oito escolas municipais se apresentarão, junto a outras performances, como a do grupo Geladeira Cultural Maria Zilma e apresentações infantis.
No segundo dia, bandas e estudantes das escolas municipais trarão sua arte ao palco, seguidos por simpósios de educação e cultura com professores e profissionais da área. Os espetáculos infantis "As Aventuras de Chapeuzinho Vermelho" e "A Tartaruga e a Lebre", conduzidos pela Tia Letícia Prado, da Agitação Festas, prometem encantar o público infantil.
"Nossos espetáculos vêm despertando nas crianças o gosto pela leitura e pela arte. Em Silva Jardim, vamos encerrar as apresentações infantis com muita dedicação, pensando no desenvolvimento integral das crianças e resgatando o valor das brincadeiras. Nossa equipe está preparada para encerrar com alegria e emoção", garante Letícia.
O último dia de programação contará com apresentações dos alunos das escolas estaduais, um café literário com a escritora Célia Maria Coleta Salvador, teatro de bonecos com Pablo Demétrio, um bate-papo com o ator Ricky Tavares e um encerramento especial com o Happy Hour, a partir das 16h, com o cantor Rodrigo Lobo, com um repertório de música brasileira.
"Foram quatro meses levando o melhor da cultura fluminense pelas estradas. É uma honra oferecer visibilidade aos artistas locais, que muitas vezes não têm o reconhecimento que merecem. O Energia para Ler desperta nas crianças o gosto pela literatura e na educação novos horizontes. O festival é uma união de educação e cultura para transformar as cidades que visitamos", destaca o produtor Rodrigo Lobo.
O evento é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e realizado pela Motivos Produções. Ao todo, a 4ª edição do Energia para Ler vai contemplar 10 cidades nesta temporada: Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Saquarema, Búzios e Silva Jardim. Nos últimos quatro anos, o festival alcançou 35 municípios do estado, promovendo acesso à cultura e literatura para o interior do Rio de Janeiro.