Atraso de pagamentos pela Prefeitura de Rio das Ostras afeta empresa de serviços essenciais do município

Por Cezar Guedes em 07/11/2024 às 19:04:09

A TERRAPLENO Terraplenagem e Construção Ltda., empresa responsável por serviços essenciais ao município de Rio das Ostras, emitiu uma nota pública nesta semana alertando para a grave situação financeira que atravessa devido aos atrasos de pagamentos por parte da administração municipal. Segundo a empresa, o montante devido pela Prefeitura totaliza R$ 47.396.859,35, abrangendo tanto contratos em vigor quanto contratos já encerrados. O caso da Terrapleno é mais um entre os diversos problemas criados pela gestão caótica do prefeito Marcelino da Farmácia (foto),

De maneira irresponsável, Marcelino ignora que o atraso nos pagamentos ameaça diretamente a continuidade dos serviços essenciais prestados à população e sequer leva em conta os alertas da empresa sobre a possiblidade real de os serviços serem interrompidos, prejudicando, dessa forma, os moradores.

Segundo a empresa, esforços não têm faltado para resolver a situação, mas esbarram na letargia do governo que desdenha das múltiplas notificações às secretarias municipais: abertura de processos administrativos para a cobrança dos valores em atraso, reuniões com representantes do governo; ofício enviado em 28 novembro de 2023, na qual a empresa já alertava para os potenciais impactos econômicos causados pela inadimplência do município e até mesmo uma notificação extrajudicial protocolada (processo nº 38605/2024) em agosto de 2024, detalhando todos os efeitos negativos causados pela falta de pagamentos já foram enviados, mas até agora sem resposta.

Por conta do silêncio de Marcelino, a empresa recorreu a medidas drásticas como pedido de recuperação judicial, empréstimos bancários para custear suas operações e até utilização de recursos próprios para assegurar a continuidade dos serviços. A empresa alerta que a inércia de Marcelino, que não dá uma resposta rápida, ameaça interromper os serviços essenciais cujo impacto afetará diretamente os moradores.



Comunicar erro
Pontinha
Selix