Três casos de invasão a unidades de ensino de Casimiro de Abreu, ocorridos durante essa semana, preocupam a comunidade local. Os locais invadidos incluem o CIEP, uma creche e o Centro Educacional Integrado (CEI) de Casimiro de Abreu.
Um celular utilizado para comunicação de uma das escolas foi furtado e geladeiras reviradas. Para invadir os locais, os criminosos cortaram as grades e arrombaram as portas. As cadeiras das unidades de ensino foram reviradas e as roupas dos alunos espalhadas. Além disso, os bandidos fizeram pichações relacionadas à uma facção e urinaram no chão. Todas as ocorrências foram registradas durante a madrugada.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Gracenir Oliveira, as polícias já foram acionadas e trabalham em conjunto com a Guarda Municipal para resolver os casos.
O secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Wellington Lima, informou que os registros de ocorrência foram feitos na Polícia Civil e já foi realizada perícia nos locais. Após análise das imagens das câmeras de segurança, dois suspeitos foram conduzidos à 121ª DP para prestar esclarecimentos e estão sendo ouvidos.
Wellington afirmou ainda que haverá reforço no patrulhamento das escolas e que agentes noturnos serão designados para atuar nas áreas. As aulas não foram suspensas e as unidades de ensino seguem funcionando normalmente.
No mês de novembro, a Prefeitura de Casimiro de Abreu divulgou o recebimento de 11 novas viaturas para reforçar a Guarda Civil Municipal. Os investimentos, que somam R$ 1 milhão, incluem duas viaturas destinadas exclusivamente à ronda escolar. Todavia, não impediram que ocorressem três invasões à escolas na mesma semana no município.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o vereador Wellington Santos declarou que irá encaminhar um ofício ao Secretário de Segurança para esclarecer quais medidas foram tomadas para coibir os crimes.