Divulgação
Policiais civis da 53ª DP (Mesquita) deflagraram, nesta sexta-feira (21), a "Operação Circus", com o objetivo de garantir o direito de ir e vir e a continuidade de uma obra pública na comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A ação ocorreu após denúncias de que traficantes estavam impedindo trabalhadores de realizarem uma reforma promovida pela Prefeitura.
Segundo as investigações, criminosos ligados a uma facção exigiram o pagamento de R$ 1 milhão para liberar a continuidade da obra. Diante da negativa da empresa responsável, os traficantes utilizaram um cadeado para trancar o portão de acesso ao canteiro de obras, impossibilitando a entrada dos funcionários e interrompendo os trabalhos.
Com apoio de policiais militares, as equipes entraram na comunidade e retomaram o local, permitindo a retomada dos serviços de reforma. Durante a ação, uma pessoa foi presa enquanto tentava fugir.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos na tentativa de extorsão e coação dos trabalhadores.