Mutirão de limpeza remove mais de 400 pneus do Canal do Itajuru, em ação pela preservação ambiental. Divulgação
O sol quente e o céu azul de verão costumam convidar moradores e turistas a desfrutarem as belas praias da Região dos Lagos. No entanto, o último sábado (22) foi marcado por um evento diferente: um grande mutirão de limpeza nas águas do Canal do Itajuru, localizado entre a Laguna de Araruama e o oceano. A ação, que ocorreu nas proximidades da Estátua do Pescador e da Ponte Feliciano Sodré, reuniu centenas de voluntários em prol da preservação ambiental.
Organizada em parceria com a ONG Mar sem Lixo, a mobilização contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho; do vice-prefeito, Miguel Alencar; diversos secretários municipais e suas equipes; além do apoio de forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil e a Guarda Marítima. Grupos esportivos locais, como equipes de canoa havaiana, também participaram da iniciativa.
Para garantir a eficiência do trabalho, foi montada uma grande estrutura logística, incluindo barco, lancha, caminhão, retroescavadeira e diversos outros equipamentos. Cerca de 20 mergulhadores – entre eles o próprio prefeito – se empenharam na remoção de resíduos do fundo do canal. O resultado foi impressionante: mais de 400 pneus retirados das águas, além de garrafas de vidro, peças de metal, redes de pesca e até um aparelho de ar-condicionado. O material coletado encheu as caçambas de três caminhões, evidenciando a necessidade urgente de conscientização ambiental.
Além de promover a limpeza do canal, o mutirão teve um caráter educativo. O prefeito Dr. Serginho ressaltou a importância dessas ações para despertar a consciência ambiental, especialmente entre as novas gerações.
"Mais do que a limpeza, essa é uma ação de conscientização. Cabo Frio tem um patrimônio inestimável, que são as nossas belezas naturais e a nossa lagoa. Isso é um patrimônio que a gente tem que preservar. Estamos vendo várias crianças aqui. Então, a gente quer gerar consciência para essa futura geração e preservar o que a gente tem de melhor", destacou Dr. Serginho.
A vice-presidente da ONG Mar sem Lixo, Gisele Letieri, também enfatizou a necessidade de despertar na população o sentimento de pertencimento e responsabilidade com a preservação do meio ambiente.
"Acho que o principal objetivo dessas ações é sensibilizar. A gente sabe que não vai conseguir tirar tudo, mas é fazer com que as pessoas de Cabo Frio, principalmente, tenham essa noção de pertencimento. A gente precisa cuidar do que é nosso. A gente precisa amar para cuidar e evitar que esses resíduos parem no mar, porque hoje o ser humano já está sendo impactado pelas próprias ações, não só os animais marinhos. O ser humano hoje come, bebe e respira plástico", reforçou Letieri.
Embora o mutirão tenha sido um grande passo para a despoluição do Canal do Itajuru, a iniciativa não termina por aqui. Nos próximos dias, mergulhadores e equipes de segurança marítima continuarão realizando trabalhos de limpeza na região, com o suporte da Comsercaf.
A ação reforça um importante alerta sobre a preservação ambiental: é fundamental que turistas e moradores adotem hábitos responsáveis para evitar o descarte irregular de resíduos. Pequenas atitudes, como descartar lixo corretamente e reduzir o uso de plásticos descartáveis, podem fazer toda a diferença. Afinal, cuidar do meio ambiente é garantir um futuro mais saudável para todos.