Reconhecimento facial da PM do Rio Já contribuiu para 500 prisões durante o carnaval

Por Cezar Guedes em 04/03/2025 às 20:08:49
Divugação

Divugação

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada da segurança pública, e, no Rio de Janeiro, o sistema de reconhecimento facial implantado pela Polícia Militar no final de 2024 já apresenta resultados expressivos. Desde sua implementação, a ferramenta auxiliou na captura de 500 foragidos da Justiça – um marco atingido justamente durante o Carnaval deste ano.

Na noite desta terça-feira (4), policiais do 4° Batalhão (São Cristóvão) identificaram e prenderam um homem com mandado de prisão por roubo nas proximidades do Sambódromo. A abordagem foi possível graças ao monitoramento inteligente das câmeras espalhadas pelas principais zonas de movimentação do evento.

Tecnologia a Serviço da Segurança

A inovação faz parte do esquema especial de policiamento da Secretaria de Estado de Polícia Militar para o Carnaval. Desde o dia 28 de fevereiro, o sistema já ajudou na captura de 12 indivíduos procurados pela Justiça, sendo que cinco deles foram identificados na região central do Rio.

O monitoramento ocorre em tempo real e cobre áreas estratégicas, como os desfiles das escolas de samba, blocos de rua, praias, pontos turísticos, rodovias e estações de transporte coletivo. Segundo o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, esse investimento tecnológico tem sido essencial para ampliar a capacidade de vigilância e garantir um ambiente mais seguro para moradores e turistas.

"O governo do estado tem investido muito em tecnologia para aplicá-la na segurança pública. Hoje, qualquer local de grande movimentação está sob monitoramento, garantindo respostas rápidas e eficientes", afirmou o coronel.

Um Olhar Atento em Todo o Estado

O sistema de videomonitoramento urbano é um dos mais avançados do país, integrando mais de 260 mil dispositivos, entre câmeras e alarmes, estrategicamente posicionados em vias públicas de todo o estado. Muitas dessas câmeras são equipadas com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, ampliando a capacidade de identificação de suspeitos e veículos irregulares.

Além dessas câmeras fixas, o sistema também inclui outras ferramentas tecnológicas de suporte, como as 13 mil câmeras corporais utilizadas pelos policiais militares, além dos dispositivos instalados em helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Com o avanço da tecnologia e seu uso cada vez mais integrado à segurança pública, a expectativa é de que o monitoramento continue gerando resultados expressivos, garantindo que eventos de grande porte, como o Carnaval, sejam mais seguros e protegidos para toda a população.


Comunicar erro
Instagram JM Horizontal