Uma operação da Vigilância Sanitária, realizada pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, resultou no descarte de 75 quilos de alimentos impróprios para consumo nesta quarta-feira (12), em um supermercado localizado em um shopping no bairro Novo Portinho.
Entre os produtos descartados, estavam pães, bolos, carnes e salgados fora da validade e armazenados de forma inadequada. A ação visa garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores.
Ainda no centro comercial, os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam um suplemento alimentar que estava sendo comercializado em uma loja de produtos naturais. O material será submetido a análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) para verificar sua conformidade com as normas sanitárias.
A operação também se estendeu fora do shopping, onde uma clínica estética e de bronzeamento artificial foi interditada por realizar procedimentos invasivos utilizando lâmpadas ultravioleta (UV) nos equipamentos, o que contraria a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, foram encontrados medicamentos fora da validade e sem nota fiscal, e a responsável pela clínica não possuía habilitação para atuar no estado do Rio de Janeiro.
"As câmeras de bronzeamento artificial com lâmpadas ultravioleta podem causar vários problemas à saúde, como queimaduras, lesões oculares e até câncer de pele", alerta a superintendente de Vigilância Sanitária, Kelly de Araújo.
Descarte de Produtos em Supermercado no Jardim Esperança
Na última terça-feira (11), a fiscalização da Vigilância Sanitária também esteve no Jardim Esperança, em um supermercado da mesma rede que atua no shopping, onde descartou 110 quilos de alimentos que colocavam em risco a saúde da população. Entre os itens retirados das gôndolas, com validade vencida e acondicionamento inadequado, estavam carnes, pães e frios.
Continuidade das Operações
As operações da Vigilância Sanitária continuarão em todo o município, abrangendo diferentes segmentos de comércio e serviços. Essas ações são fundamentais para assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas de segurança e higiene, protegendo a saúde da população de Cabo Frio.