A audiência pública para o licenciamento ambiental do Projeto Raia, maior projeto de gás natural em desenvolvimento no Brasil pela norueguesa Equinor, será realizada em Macaé, no Hotel Mercure, no dia 10, às 15h. O evento, organizado pelo Ibama, terá transmissão ao vivo pelo site www.projetoraia.com.br.
Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, receberam representantes da Equinor para acompanhar o avanço do projeto. Vianna destacou que o empreendimento impulsionará investimentos e a geração de empregos na cidade, incluindo a instalação de usinas termelétricas, uma fábrica de fertilizantes e uma planta de produção de gás natural líquido.
O Projeto Raia, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, a 175 km de Búzios, prevê a extração de até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia—o equivalente a 15% da demanda nacional—com início da produção estimado para 2028. O investimento total é de aproximadamente US$ 9 bilhões, e o projeto foi incluído no Novo PAC por sua importância estratégica para a segurança energética do país.
O sistema de produção contará com um FPSO, poços marítimos, equipamentos submarinos e um gasoduto de exportação de cerca de 200 km, ligando a unidade offshore até a praia de Lagomar, em Macaé. O transporte do óleo será feito por navios aliviadores.
De acordo com o coordenador de relações institucionais da Equinor, Jorge Sequeira, a audiência pública é uma oportunidade para esclarecer o projeto à população local. O prefeito foi convidado a participar, assim como toda a comunidade de Macaé.