O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Arraial do Cabo e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), realizou na manhã desta quinta-feira (10/04) a Operação Monte Alto, voltada ao combate à atuação de uma organização criminosa responsável por diversos homicídios em Arraial do Cabo.
A ação contou com o apoio do 25º Batalhão de Polícia Militar (Cabo Frio), do 39º BPM (Belford Roxo) e da 132ª Delegacia de Polícia (Arraial do Cabo), com o objetivo de cumprir 18 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão, expedidos pelo Juízo da Vara Única de Arraial do Cabo, a pedido do MPRJ.
O principal alvo da operação é um grupo criminoso que atua na localidade de Monte Alto, em Arraial do Cabo, e que teria instituído um verdadeiro "tribunal do tráfico". De acordo com as investigações, os criminosos aplicavam práticas de "julgamentos" informais — chamadas de "prova dos cem" — em que decidiam, de forma cruel e arbitrária, pela execução de moradores com base em supostos delitos cometidos.
Entre os investigados estão desde o chefe do tráfico na região até seus principais executores e colaboradores diretos, todos com participação em uma série de crimes violentos.
Segundo a Promotoria de Justiça, a organização é apontada como responsável por três homicídios confirmados e uma tentativa de homicídio contra policiais militares. As investigações indicam que as vítimas eram assassinadas por desobedecerem normas impostas pela facção e, em muitos casos, os corpos eram posteriormente ocultados e destruídos para dificultar a identificação e a apuração dos fatos pelas autoridades.
Além disso, foi identificada uma tentativa de homicídio contra agentes da Polícia Militar que realizavam patrulhamento na região durante uma das execuções. Os policiais foram alvejados por disparos de integrantes do grupo criminoso.
A Operação Monte Alto é fruto da integração de quatro inquéritos policiais distintos, todos reunidos em uma investigação robusta conduzida pelo MPRJ, destacando o papel fundamental da atuação conjunta entre Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado.
Até o momento, os mandados estão sendo cumpridos em diferentes municípios do estado, incluindo Arraial do Cabo, Cabo Frio, Belford Roxo e a capital.
O JM também está no Instagram! Acompanhe o nosso perfil e fique por dentro dos principais acontecimentos da sua cidade e da região. Notícias em primeira mão, informações relevantes e tudo o que você precisa saber.