O Dia do Papa é comemorado em 29 de junho

Por Cezar Guedes em 26/06/2020 às 20:01:50
Atualmente o Papa Francisco é o líder da Igreja Católica Apostólica Romana / GB Imagem

Atualmente o Papa Francisco é o líder da Igreja Católica Apostólica Romana / GB Imagem

O Papa é o Bispo de Roma e como tal é o líder mundial da Igreja Católica. O atual Pontífice é o O Papa é o Bispo de Roma e como tal é o líder mundial da Igreja Católica. O atual Pontífice é o Papa Francisco, que foi eleito através de um conclave que terminou em 13 de março de 2013.

A eleição do Papa é feito através do Colégio de Cardeais e seu posto é vitalício; seu cargo eclesiástico é chamado de "Papado" e sua sede de "Santa Sé". O Papa também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana situada bem no coração de Roma, capital da Itália.

A Igreja Católica acredita que o Papa é sucessor de São Pedro, na condução da Igreja na Terra.

O Papado é uma das instituições mais antigas e duradouras do mundo e teve uma participação proeminente na história da Humanidade. Os papas na Antiguidade auxiliaram na propagação do Cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. Na Idade Média eles desempenharam um papel secular importante na Europa Ocidental, muitas vezes, servindo de árbitros entre os monarcas e evitando diversas guerras na Europa. Atualmente, para além da expansão e doutrina da fé cristã, os Papas se dedicam ao Ecumenismo e diálogo inter-religioso, a trabalhos de caridade e à defesa dos Direitos Humanos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM