O fumo é inimigo da saúde e da beleza

Os efeitos nocivos do cigarro se acumulam no organismo e produzem efeitos irreversíveis

Por Cezar Guedes em 29/06/2020 às 12:14:23
Livrar-se da dependência do cigarro pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Boa alternativa é buscar ajuda em grupos de apoio ou no consultório médico / GB Imagem

Livrar-se da dependência do cigarro pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Boa alternativa é buscar ajuda em grupos de apoio ou no consultório médico / GB Imagem

Infelizmente, apesar das campanhas de conscientização quanto ao efeito nefasto do cigarro, ainda existem muitos dependentes dele.

Por lei, é proibido fumar em recintos fechados, ou semifechados, mas mesmo assim cerca de 20 milhões de pessoas fumam; nessa estatística constam homens, mulheres e adolescentes do ambos os sexos.

Como o assunto aqui é beleza, entre outros males, o cigarro "acaba" com a beleza da pele, tanto das mulheres quanto dos homens. A explicação é simples: um organismo intoxicado dará seus sinais em dos seus órgãos mais vital e visível: a pele.

E por que isso acontece? O fumo reduz o fluxo sanguíneo, dificultando a oxigenação dos tecidos. Resultado: envelhecimento precoce e não tem creme que dê jeito nisso. As rugas acentuam-se ao redor dos olhos e em torno da boca.

Quando não ocorre oxigenação suficiente, o metabolismo se altera, afetando, por exemplo, a absorção de colágeno e das vitaminas A, C e E, as quais são antioxidantes naturais e que servem para neutralizar os radicais livres. A pele muda de textura e fica com aspecto de pele desnutrida.

Os efeitos não são imediatos, mas a médio e longo prazo. A pela fica desvitalizada, cansada e a sua recuperação é quase impossível. Os especialistas em estética explicam que para quem fuma há muitos anos, maiores são os estragos. Quem pretende melhorar a saúde e o aspecto da pele deve, antes de tudo, deixar de fumar. Se não consegue sozinho, busque ajuda médica, inclusive o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece apoio aos interessados.

Apesar de ser considerada uma tarefa difícil a reversão do envelhecimento causado pelo fumo, algumas clínicas de estética oferecem opções que prometem melhorar o aspecto da pele através do uso de produtos que promovem a estimulação da produção de colágeno e fibras elásticas. Os resultados positivos também dependerão da dedicação do paciente, pois os efeitos positivos também não são imediatos.

Na dúvida, é bom consultar um médico dermatologista, lembrando que nada adiantará se não conseguir abandonar o vício.

É bom relembrar principalmente se você é daquelas, ou daqueles, que ainda fumam que os fumantes são considerados dependentes químicos, uma vez que a nicotina presente na composição do cigarro provoca a dependência. Apesar de a maioria das pessoas ainda associar o fumo somente a problemas respiratórios e ao câncer de pulmão, o hábito de fumar aumenta a pressão sanguínea. Os médicos informam que quem fuma está mais propenso a desenvolver a hipertensão e ter doenças do coração. O risco de ter um ataque cardíaco sobe conforme o número de cigarros e o tempo do vício. Aqueles que fumam um maço de cigarros por dia têm o risco dobrado em relação àquelas que não fumam. Já nas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais, este fator aumenta ainda mais a chance de ter um ataque do coração, um derrame e uma doença vascular.

E mais, os médicos explicam que, ainda por causa da diminuição da oxigenação no sangue, a cicatrização de maneira geral também fica comprometida, aumentando em muito o risco de ocorrências de necroses em processos pós-cirúrgicos.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha