Operação do Inea e Polícia em Cabo Frio identifica desmatamento significativo para extração ilegal de areia. Proprietário da área será autuado. Divulgação/INEA
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Superintendência Regional Lagos São João, em parceria com a 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio, realizou nesta quinta-feira (5 de junho) uma operação no município de Cabo Frio, Região dos Lagos, com foco na repressão ao desmatamento e extração ilegal de areia.
Durante a inspeção na área localizada na Estrada Nelore, no bairro Guriri, os técnicos e agentes identificaram atividades irregulares que resultaram no desmatamento de aproximadamente três hectares de Mata Atlântica, área correspondente a cerca de três campos de futebol. No momento da fiscalização, não foram encontradas pessoas no local, mas a polícia já identificou o proprietário do terreno, que será autuado pelo Inea e responderá por crimes ambientais.
A extração ilegal de minerais, como a areia, causa significativos danos ao meio ambiente, incluindo desmatamento não autorizado, erosão, alteração drástica da paisagem e assoreamento dos cursos d'água. Tais práticas ilegais representam grandes ameaças à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico, evidenciando a necessidade de ações contínuas de fiscalização e conscientização.
O JM também está no Instagram! Acompanhe o nosso perfil e fique por dentro dos principais acontecimentos da sua cidade e da região. Notícias em primeira mão, informações relevantes e tudo o que você precisa saber.