"Cine Holliúdy" está de volta à tela da Globo

O público poderá rever as aventuras do cinemista Francisgleydisson (Edmilson Filho) e sua luta para manter viva a Sétima Arte

Por Cezar Guedes em 01/07/2020 às 21:38:28

Enquanto os protocolos de saúde não permitirem a volta das gravações das atrações televisivas, principalmente na área da teledramaturgia, a solução encontrada pelas emissoras é colocar reprises, e vem mais uma por aí! A partir da noite desta terça-feira volta ao ar, na tela da Globo, "Cine Holliúdy", sucesso que conta a trajetória do cinemista Francisgleydisson (Edmilson Filho) e sua luta para manter viva a arte do cinema em Pitombas, cidade fictícia no interior do Ceará, depois que foi instalada um aparelho de televisão na praça central da cidade. Uma escolha acertada da emissora, afinal, "Cine Holliúdy" trouxe um humor regional que conquistou todo o Brasil.

Diretora artística da série, Patricia Pedrosa comenta sobre como considera importante ver a produção de volta às telas neste momento de pandemia. "Em um momento como esse, é uma honra enorme ver 'Cine Holliúdy' na TV novamente e eu fico eternamente grata de poder fazer parte desse processo e entrar na casa dos brasileiros que estão com a gente vivendo essa pandemia. Acho muito importante essa obra estar de volta e poder entrar na casa do povo brasileiro com algo tão leve, mas também tão importante no sentido da resistência, já que a história fala da resistência do cinema frente à televisão. Em casa, também estamos tentando inovar, estamos resistindo e tentando achar uma nova forma de nos comunicarmos com o público, seja através da música, da poesia, das lives, dos reencontros e até do audiovisual mesmo. Ter 'Cine Holliúdy' reprisado é uma honra enorme e eu fico eternamente grata de poder fazer parte desse processo", afirma Patricia. O diretor Halder Gomes complementa: "É uma alegria enorme poder estar na casa das pessoas e estar todo mundo junto novamente".
Os autores Claudio Paiva e Marcio Wilson reforçam o quão atual é a história retratada na obra. "'Cine Holliúdy' conta a história da resistência do cinema. O nosso personagem principal promove a resistência de uma forma muito afetuosa. É muito legal e importante a gente estar voltando ao ar porque vamos falar da resistência do sonho, o Brasil precisa da comédia. E precisa resistir e continuar sonhando", disse Claudio Paiva. "O brasileiro está precisando rir de si mesmo e, com a agressividade que temos hoje, isso não tem acontecido. Eu acho que o humor e, principalmente, essa paródia que 'Cine Holliúdy' propõe, vão ajudar o brasileiro a se olhar um pouco e entender o que está acontecendo com a gente em vários níveis da nossa sociedade. Essa reprise vai ser muito boa e didática para todos nós. Além da alegria de rever", endossou Márcio Wilson.

Na história, Francis, dono da única sala de filmes da região, vê o faturamento cair na bilheteria quando a novidade tecnológica cai no gosto popular. A iniciativa do prefeito Olegário (Matheus Nachtergaele) para atender às vontades da primeira-dama, Maria do Socorro (Heloisa Perissé), lota a praça de pessoas que querem assistir à novela no novo equipamento. Teimoso, Francis tem no seu DNA algo que é comum ao brasileiro: a arte de se reinventar, se reerguer e fazer graça até na desgraça. Para isso, conta com o apoio de seu parceiro de trabalho e fiel amigo Munízio (Haroldo Guimarães). "Francis é um personagem que me acompanha desde 2004. É dedicado, sonhador, muito brasileiro. E eu tenho a sorte de fazê-lo na TV e no cinema também. Saber do retorno da série à TV foi uma surpresa e me deu uma felicidade muito grande. Eu fiquei muito satisfeito por ver que é uma produção que está retornando por sua qualidade", afirmou o ator Edmilson Filho.

Enquanto se desdobra para tornar seu cinema mais atrativo, Francis se encanta pela enteada de Olegário, Marylin (Letícia Colin), que chega de São Paulo a contragosto, mas logo encontra uma razão para ficar. Ao lado de Francis, a paulistana vai viver dias de muitas aventuras com muito sotaque cearensês. "Recebi a notícia da reexibição de 'Cine Holliúdy' com muita alegria, muito orgulho. Eu aprendi demais nessa série que tanto tem a ensinar a gente. A Marylin é uma personagem que é salva pela arte, pelo cinema. E ela descobre que pode se desenvolver nesse ofício que é atuar. E a gente vê nessa história a força resistente do cinema, que é muito atual", descreve Leticia Colin.

A atriz Heloisa Perissé lembra com carinho de sua atuação na série. "Eu sou apaixonada por 'Cine Holliúdy' e estou muito feliz com a volta da série para poder rever todo aquele momento inesquecível que eu passei na minha vida. A Maria do Socorro foi uma personagem muito importante na minha carreira. A série realmente tem um lugar muito especial no meu coração", afirmou Heloísa. O ator Matheus Nachtergaele também comemorou o retorno da produção à tela da Globo. "É para ser assistida pela família inteira, é uma série para o Brasil fazer as pazes consigo. Ela vai ser um grande alívio, vai animar as nossas vidas e nos fazer sorrir", afirma Matheus. Enquanto ele se consome em maneiras de fazer um filme melhor que o outro, a vida na cidade não para.

E por falar no personagem de Matheus Nachtergaele, o prefeito Olegário e seu assessor, Seu Jujuba (Gustavo Falcão), ficam às voltas com a oposição de Seu Lindoso (Carri Costa), dono do "armazeco" (uma mistura de armazém com buteco) e marido de Dona Belinha (Solange Teixeira). Para vencer a corrida eleitoral, vale até disputar quem é que vai dar mais televisões para o povo de Pitombas. Em meio a tanto furdunço, ninguém melhor que o delegado Nervoso (Frank Menezes), que preza mais pelos fios lustrosos de sua peruca e por seu bode amestrado do que pela segurança da população pitombense, para mandar prender e mandar soltar, não necessariamente nessa ordem, quem estiver atrapalhando sua paz.

Gravada na cidade de Areias, no interior de São Paulo, "Cine Holliúdy" foi ao ar originalmente em abril do ano passado. A trama se passa em um Ceará da década de 70. Para isso, o município de cerca de 4 mil habitantes recebeu, por três meses, um verdadeiro mutirão para transformar as fachadas de prédios e da praça central e deixá-las mais coloridas e conectadas às referências da época.
Os episódios da série também estão disponíveis no Globoplay. Com certeza, "Cine Holliúdy" é uma boa opção de diversão e entretenimento.

Comunicar erro
TV AO VIVO
Pontinha