Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Região dos Lagos

Marcelo Magno lidera preferência do eleitor de Arraial do Cabo

Renatinho tem rejeição de mais da metade do eleitorado


Marcelo Magno lidera preferência do eleitor

Há duas semanas da votação, o quadro das eleições para prefeito de Arraial do Cabo continua acirrada. Marcelo Magno (Solidariedade) e Renatinho Vianna (Republicanos) têm cada um 28% das intenções de voto. A pesquisa do IBOPE/Inteligência foi feita com 406 pessoas de 16 anos ou mais, de ambos os sexos, entre 26 e 28 de outubro. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada por "Rio das Ostras LTDA" e "Rio das Ostras Jornal Comunicação e Marketing". Seu registro no TRE é: RJ-03343/2020.

Tom Porto (Democratas) é o terceiro colocado com 10%; Henrique Melman 9% (PDT); Willian Luz(PT) 0%. O número de indecisos é expressivo: 17%; votos em branco e nulos somam 6%. Marcelo Magno leva vantagem com a pesquisa estimulada – quando o entrevistado é apresentado a uma lista de candidatos. Magno: 32% e Renatinho, 30%. Tom Porto e Henrique Melman empatam em 12%; Willian Luz, 1%. Votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 7%.

Renatinho tem a maior rejeição

Quando a pergunta é quem o eleitor de Arraial "Não votaria de jeito nenhum" a liderança de Renatinho Vianna é acachapante. Mais da metade dos entrevistados, 52% o querem fora da Prefeitura a partir de 2021. Outro bastante rejeitado é Tom Porto, com 30%; Willian Luz somou 21%; Marcelo Magno e Henrique Melman, 19% cada um. Indecisos perfizeram 7% e curiosamente, 5% disseram que poderiam votar em qualquer um.

Quanto à forma de administrar o município, 54% dos entrevistados desejam uma mudança total na gestão. Já 22% disseram que preferem "manter só alguns programas, mas que se mudasse muita coisa". 14% são favoráveis a continuidade da administração atual e 7% "que se fizesse pouca coisa e dessa continuidade para muita coisa. 3% não souberam responder.

Renato Vianna foi classificado como péssimo administrador para 44% dos entrevistados. Os que acham seu governo ruim somam 8%; regular, 25%; bom, 15%; ótimo, 6%. Não souberam opinar, 2%. No embalo dessa pergunta, o Ibope também perguntou se o entrevistado aprova ou desaprova a forma como o atual prefeito administra Arraial do Cabo. 65% desaprovam; 28% aprovam. 7% não souberam responder.

Para 60% dos entrevistados, "o problema de maior gravidade no município" é a Saúde, seguido de Educação (27%), Rede de Esgoto (27%), Geração de Empregos (22%), entre outros.

A pesquisa do Ibope também quis saber como é vista as administrações de Claudio Castro – governador interino do estado – e do presidente Jair Bolsonaro. Para 32%, a atual gestão do governador é regular. 6% a consideram boa. Ótima para 1%. Péssima para 13%. 40% não souberam responder.

Ao contrário dele, Jair Bolsonaro teve expressiva aprovação dos entrevistados. 71% aprovam seu governo. Desses, 30% o acham bom; 27%, regular e 24%, ótimo. Ruim somou 4% e péssimo, 15%. 1% não soube responder.

A pesquisa foi finalizada sobre a possibilidade de o eleitor comparecer às eleições no dia 15 mesmo com as medidas de restrição.92% disseram que sairão de casa para votar. 6% têm dúvida e 2% não comparecerão "de jeito nenhum".

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!