Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Estado

Deputados de oposição criticam fala de Lula sobre ações de Israel na guerra


Em sessão plenária recente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputados da oposição ao governo reagiram às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ações de Israel no conflito Israel-Hamas.

Na ocasião, Lula nomeou o que está ocorrendo na Faixa de Gaza de genocídio e declarou: "O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", pontuou o presidente durante entrevista coletiva.

A fala resultou na declaração do governo de Israel, nesta segunda-feira (19), de que Lula é uma "persona non grata" no país.

De volta à Alerj, o presidente da Comissão de Educação da Alerj, Alan Lopes (PL), declarou solidariedade a Israel e criticou o posicionamento do presidente da República. "Lula é amigo de ditadores e terroristas. Quem tá com Lula compactua com a escória do mundo", postou Alan Lopes em rede social, junto com a hastag #impeachmentdolulaja.

"Vergonha internacional para o Brasil", escreveu o deputado Filippe Poubel (PL). Já o deputado Thiago Gagliasso (PL), declarou que a fala de Lula foi "criminosa e antissemita, demonstrando ódio contra os judeus e a admiração que cultiva do grupo terrorista Hamas".

Quase 30 mil pessoas já morreram no conflito, após a contraofensiva de Israel aos ataques do grupo extremista Hamas. A guerra teve início em outubro de 2023.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!