Defesa queria Cabral cumprindo pena em casa, mas TJ diz não

Por Cezar Guedes em 20/07/2020 às 21:55:34

Um dos governadores mais corruptos da história recente do estado, Sérgio Cabral (foto) continuará cumprindo pena de reclusão e não em prisão domiciliar, como sustenta sua defesa. A decisão é do O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio que por unanimidade rejeitou recurso que convertia uma das penas de prisão preventiva do político em domiciliar.A sessão foi realizada nesta segunda-feira (20/7) por videoconferência.

A decisão é referente ao procedimento investigatório no qual o Ministério Público denuncia o ex-procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes de receber propina de Cabral entre 2009 e 2012. Lopes chegou a ser preso preventivamente em novembro de 2018 após a delação premiada de Carlos Miranda, mas obteve habeas corpus do STJ e foi solto.

O relator do agravo regimental, desembargador Elton Leme, negou o pedido da defesa. Entre os argumentos, os advogados alegaram os riscos que Sérgio Cabral estaria correndo em função da pandemia do novo coronavírus. A defesa sustenta que o ex-governador é diabético.

O magistrado assinalou que os riscos da Covid-19 estão facultados a todos, principalmente aos profissionais de saúde. Já o MP argumentou que, por ter ensino superior, Sérgio Cabral ocupa uma cela diferenciada da grande maioria dos apenados no sistema prisional.

Sérgio Cabral cumpre penas que somam mais de 280 anos de prisão.


Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM