Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Transparência

Projeto de lei pretende dar transparência nas contas de água

Caso não coloque a informação na fatura, as empresas poderão sofrer sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)


Projeto de lei do deputado estadual Thiago Pampolha estipula que empresas prestadoras de serviço de abastecimento de água podem ser obrigadas a informar, nas faturas de cobrança, a sequência numérica do hidrômetro antes de aferição do consumo mensal. Aprovado em segunda discussão na Alerj, a proposta segue para o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que tem 15 dias para vetá-la ou sancioná-la.

De acordo com o autor, a aferição do consumo de água é feita através do hidrômetro, que tem uma sequência numérica que registra o consumo acumulado em metros cúbicos. Assim, para se chegar à quantidade de água consumida em determinado mês, o prestador do serviço realiza a cada mês a leitura da ordem sequencial registrada no hidrômetro, de modo que a diferença entre o número sequencial do mês atual em relação ao anterior corresponde à quantidade de metros cúbicos de água consumidos no mês em questão.

"A fatura não traz a numeração constante do hidrômetro no ato da leitura. O cliente não tem como se certificar se o consumo faturado pelo fornecedor reflete a realidade, a não ser que faça a anotação sequencial do hidrômetro a cada mês por conta própria e de maneira extraoficial. Esse projeto dá mais transparência à cobrança e o protege contra equívocos e abusos por parte das concessionárias", explicou Pampolha.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!