A Primeira Novela em Cores da TV Brasileira

Por Cezar Guedes em 08/10/2020 às 23:45:15

"O Bem-Amado" teve a magistral intepretação de Paulo Gracindo, na pele do inesquecível prefeito Odorico Paraguaçu / Arquivo GB Imagem

Dirceu Borboleta, Zeca Diabo, licor de jenipapo e a eterna paixão das irmãs Cajazeiras por Odorico Paraguaçu, que por sua vez só estava interessado em inaugurar o cemitério.

Estes e outros personagens de "O Bem Amado" são inesquecíveis. Escrita por Dias Gomes, foi a primeira novela colorida a ser exibida pela Globo. No ar em 1973, Dias Gomes brindou o público com uma das maiores constelações de personagens inesquecíveis, reunidos numa só novela. Os índices da Globo subiram cerca de 60%.

Sem dúvida, o grande destaque foi Paulo Gracindo, na pele de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade, que sonhava em inaugurar o cemitério local como sendo a sua grande obra, mas atravessa toda a trama sem conseguir um morto. Apesar de agir de modo corrupto, Odorico Paraguaçu acabou conquistando o público por causa de seu linguajar e trejeitos. Ele não mediu esforços para conseguir um defunto, chegou até a atrair a atenção do cangaceiro Zeca Diabo (Lima Duarte), que acabou estabelecendo-se na cidade e mostrando que, na verdade, era uma "boa alma".

Outros tipos merecem destaque como as irmãs Cajazeiras, vividas por Dorinha Duval, Dirce Migliaccio e Ida Gomes. Apaixonadas por Odorico, acabavam sempre cedendo aos intentos sexuais do prefeito, tudo regado ao licor de jenipapo.

Claro que na cidade havia uma oposição aos desmandos de Odorico, liderada pela delegada Donana Medrado, interpretada por Zilka Salaberry.

Como não existe novela sem um grande amor, Jardel Filho e Sandra Bréa deram o tom romântico à trama, protagonizando cenas consideradas "quentes demais" para a época.

No final da história, o cemitério acaba sendo inaugurado com o enterro do próprio Odorico Paraguaçu, assassinado por Zeca Diabo.

Quatro anos depois, a Globo transformou a novela em seriado, que foi exibido durante mais cinco anos. Na nova história do "Bem Amado", foi providenciado a ressurreição de Odorico Paraguaçu, afinal sem este personagem não haveria seriado.

No elenco estavam ainda, Gracinco Jr., Carlos Eduardo Dolabella, Milton Gonçalves, Emiliano Queiroz, entre outros nomes da televisão brasileira.

Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM