Derrota de Paulo Dames revela fragmentação de velhas oligarquias em Casimiro de Abreu

Por Cezar Guedes em 16/11/2020 às 23:12:48
Dado como imbatível em eleições anteriores, Paulo Cesar Dames Passos assistiu resignado a derrota de seu grupo político, mantido por ele às duras penas. Com apoio de dois partidos, o PSD e o Solidariedade, o político de 71 anos e 80 processos nas costas tinha a missão de enfrentar Ramon Gidalte, do Cidadania e suas 11 agremiações de apoio .A derrota era iminente e refletiu a votação dos candidatos a vereador de seu grupo.
Seu genro, Alex Neves, antes conhecido como "imbatível" e tendo o apoio direto do prefeito, obteve 536 votos. Quase o triplo de votos a menos do vereador mais bem votado do grupo de Ramon, Marquinhos da Vaca, com 1.526. Em 2016, ele se elegeu com 693 votos, o que mostra o enfraquecimento gradativo tanto dele, quanto do sogro como puxador de votos.
Outros aliados derrotados também chamam atenção. Segundo mais bem votado em 2016, o vereador Rafael Jardim ficou pelo caminho com 517 votos. 343 a menos de 2016, quando foi o segundo mais votado com 860 votos. Mas a derrota mais acachapante foi de Bruno Miranda. Às voltas com processos judiciais, ele viu ruir os 924 votos do pleito passado para apenas 215, em 2020.
Administração ruim e insatisfação - Mas o que explica a derrota de Paulo Dames, político com quatro mandatos não é apenas a falta de tropa na rua para pedir votos ( ele fez coligação com dois partidos: PSD e Solidariedade). Em todas as suas administrações, o prefeito sempre foi ligado a políticas assistencialistas e defensor de programas sociais. Difícil, aliás, o eleitor casimirense tem dificuldade para lembrar de uma obra realizada por seus governos. Nenhuma escola, apenas uma reforma em um posto de saúde, uma praça, hoje abandonada próxima a ciclovia e só. Isso sem falar nas mesmas pessoas que o apoiam, algumas de sua família, outros parentes de "amigos" que lhes hipotecavam apoio.
O resultado nas urnas só poderia resultar em fracasso. Abaixo, a votação dos 20 candidatos mais bem votados em Casimiro de Abreu.




Comunicar erro
TV AO VIVO
PMM